Thursday, November 03, 2016


___________

A SOKA GAKKAI INTERNACIONAL E O IHGP
___________


UM ESCRITOR MUITO PROLÍFICO
Autor de grande número de livros e coleções inteiras de diálogos e análises sobre os mais diversos assuntos, Daisaku Ikeda está com 88 anos, mantendo incansável atividade internacional. [Clique na foto para ampliá-la]
___________


DAISAKU IKEDA E AUSTREGÉSILO DE ATHAYDE
Foi em fevereiro de 1993 que, no Brasil, o já mundialmente conhecido líder japonês Daisaku Ikeda veio a conhecer o então presidente da Academia Brasileira de Letras, Austregésilo de Athayde, com quem escreveu um livro, fruto do longo e produtivo diálogo que mantiveram sobre os direitos humanos no início do Terceiro Milênio. [Clique na foto para ampliá-la]
___________


LÍDER JAPONÊS DAISAKU IKEDA ELEITO O MAIS NOVO SÓCIO HONORÁRIO DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PARAIBANO

___________

por Evandro da Nóbrega,
escritor, jornalista, editor,
sócio efetivo do IHGP
[druzzevandro@gmail.com]

___________ 


Uma das maiores personalidades mundiais é, a partir de agora, sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), sediado em João Pessoa. Trata-se do internacionalmente conhecido líder japonês, escritor, educador, filósofo budista, fotógrafo e ativista antinuclear Daisaku Ikeda [池田 大作 ou Ikeda Daisaku, já que, em japonês, o sobrenome precede o nome que para nós seria o prenome].

Daisaku Ikeda tem 88 anos, preside a organização Soka Gakkai International, é poeta laureado no Japão e autor de grande número de livros, muitos dos quais já traduzidos no Brasil (ver a relação, mais adiante, neste mesmo informe).

NUMA ELEIÇÃO UNÂNIME
O Dr. Daisaku foi eleito unanimemente, neste dia 3 de novembro, pelos integrantes do IHGP reunidos em assembleia geral, durante pleito dirigido pelo presidente da instituição, o médico, escritor e historiador Guilherme Gomes da Silveira d'Avila Lins.

Por sinal, o Dr. Guilherme atuou como mediador da proposta para que o líder japonês passasse a integrar o Instituto Histórico — mais importante e antiga instituição cultural em funcionamento contínuo no Estado.

12 MILHÕES DE MEMBROS
A organização budista laica e internacional Soka Gakkai, que trabalha em estreito contato com a ONU, a UNESCO, a FAO e outros organismos mundiais, está presente em 198 países, inclusive no Brasil, dispondo de cerca de 12 milhões de membros. A residência principal de seu presidente, Daisaku Ikeda situa-se na capital japonesa.

Ikeda é o terceiro presidente da Soka Gakkai. É a SGI (Soka Gakkai International) o maior dos movimentos neo-religiosos do Japão e, também, a maior organização budista leiga do mundo.

JÁ VISITOU 55 PAÍSES
O nome de Daisaku Ikeda (que já visitou 55 países e publicou mais de 50 diálogos com grandes personalidades internacionais) é artificialmente pronunciado, em inglês, como "dáissaku aikída" — mas, na realidade, soa como "dayssáku ikedá" em japonês.

Filho de Itchi Ikeda (mãe) e Nenokitchi Ikeda (pai), Daisaku Ikeda nasceu a 2 de janeiro de 1928, em Ōta, Tóquio, Japão e é casado com a Sra. Kaneko Ikeda, tendo os filhos Hiromasa Ikeda e Takahiro Ikeda. 

HUMANISMO SEM FRONTEIRAS
Seu objetivo principal é fomentar a paz, a educação e a cultura, numa visão budística de um humanismo sem fronteiras, com ênfase na liberdade de pensamento e no desenvolvimento pessoal, respeitadas todas as formas de vida. Assim é que o movimento banca desde creches e escolas do jardim-de-infância até grandes universidades.

Os temas mais presentes nos sucessivos encontros promovidos em todas as partes do mundo pelos entusiastas da Soka Gakkai incluem itens como a paz e o desarmamento, desenvolvimento e crescimento econômicos, diálogo inter-religioso, budismo e ciência, direitos humanos, direitos femininos etc etc etc.

PRINCIPAIS LIVROS EM PORTUGUÊS
Muitos dos livros de Ikeda já foram traduzidos e lançados no Brasil. A Wikipédia em português lista os seguintes:

* Revolução Humana (em 12 volumes)

* Nova Revolução Humana (em 23 volumes)

* A Sabedoria do Sutra de Lótus (diálogo com Katsuji Saito, Takenori Endo e Haruo Suda, em seis volumes)

* Preleção dos capítulos Hoben e Juryo

* O Buda vivo

* Budismo: o primeiro milênio

* O Budismo na China

* Clássicos da literatura japonesa

* Uma paz duradoura (em três volumes)

* Desafio de uma nova era de paz

* Escolha a vida (dialogando com o historiador Arnold Toynbee)

* Vida, um enigma, uma joia preciosa

* Diálogo sobre a juventude (em três volumes)

* 365 dias: frases para mulheres

* Antes que seja tarde (diálogo com o "scholar" e industrial italiano Aurelio Peccei, fundador e primeiro presidente do Clube de Roma, que chamou a atenção mundial com seu relatório de 1972, intitulado "Os limites do crescimento")

* Direitos humanos no século XXI (diálogo com o pensador brasileiro Austregésilo de Athayde)

* Valores humanos num mundo em mutação (diálogo com o professor emérito Bryan Ronald Wilson, da Universidade de Oxford e presidente da Sociedade Internacional de Sociologia da Religião, além de autor de vários livros influentes, sobre as novas religiões, como "A dimensão social do sectarismo" e "Mágica e o Milênio")

* A noite clama pela alvorada (diálogo com o escritor francês René Huyghe, conservador do Museu do Louvre, psicólogo e filósofo da Arte, além de professor do Collège de France e membro da Académie Française)

* Cidadania planetária (diálogo com o escritor inglês futurista, homem de tv e iconoclasta econômico Hazel Henderson, autor de diversos livros importantes, como "Além da globalização" e "Mercados éticos: o crescimento da Economia Verde")

* Ser humano: onde a ética, a medicina e a espiritualidade convergem (diálogo com os profissionais canadenses da Saúde René Simard e Guy Bourgeault, sendo que o primeiro é médico patologista, pesquisador na área do câncer e administrador universitário, inclusive como reitor da Universidade de Montreal)

* Astronomia e budismo: uma jornada rumo ao distante Universo (diálogo com o astrônomo brasileiro Ronaldo Rogério de Freitas Mourão)

* Juramento Kayo (coletânea de orientações).


___________