Monday, October 11, 2010

ELE ERA O PAI DOS “SOBRINHOS DO MONSENHOR VIEIRA”

_________________

INAUGURAÇÕES & LANÇAMENTO DE LIVRO MARCAM EM UIRAÚNA CENTENÁRIO DE JOSÉ EUSTÁCIO VIEIRA (ZERINHO)
_________________


ZERINHO — O saudoso José Eustácio Vieira (Zerinho), com a esposa, Joana Fernandes Vieira [Nanzinha], também já falecida. Eustácio era o único irmão do Monsenhor Manoel Vieira e pai dos oito sobrinhos deste — os quais, entre outras realizações, fundaram o complexo hospitalar Santa Joana, de Recife (PE), um dos maiores do país.
_________________

ESPAÇO CULTURAL NO SERTÃO — A fachada do Memorial, à entrada do Sítio Curupaiti, a 1 km de Uiraúna: é o Espaço Histórico, Cultural e Religioso da Família Fernandes Vieira.
_________________

EDUCADOR — O Monsenhor Manoel Vieira, único irmão de Zerinho, é visto aqui na capa do livro Um Apóstolo da Educação no Nordeste, de Evandro da Nóbrega, a ser lançado neste dia 16, durante as comemorações do centenário de nascimento de José Eustácio Vieira.
_________________

RUMO AO SÍTIO CURUPAITI — O novo acesso ao Sítio Curupaiti, a 1 km de distância da sede do município de Uiraúna.
_________________

MEMORIAL DOS FERNANDES VIEIRA — O Memorial "Fernandes Vieira" e a Capela São José.
_________________

PRAÇA DA FAMÍLIA & DO POVO — A Praça Mãe Zefa, vendo-se, ao Fundo, o Memorial e a Capela de São José.
_________________


COMO CHEGAR AO MEMORIAL — Um mapa simples para alcançar o Sítio Curupaiti, a 1 km de distância de Uiraúna. Também fica perto da estância termal de Brejo das Freiras, no município de São João do Rio do Peixe.
_________________

* Clique nas fotos para ampliá-las.

[Todas as digitalizações/scans desta página foram realizadas pelo universitário de Psicologia e desenhista Mitslav de Luna Nóbrega ]
_________________

INAUGURAÇÕES & LANÇAMENTO DE LIVRO MARCAM EM UIRAÚNA CENTENÁRIO DE JOSÉ EUSTÁCIO VIEIRA (ZERINHO)


Uma série de atos e inaugurações marcará, neste dia 16 de outubro de 2010, no Sítio Curupaiti, em Uiraúna (PB), o centenário de nascimento do saudoso sertanejo/paraibano/uiraunense José Eustácio Vieira (1910-2010), mais conhecido por “seu” Zerinho ou, simplesmente, Zerinho.

Irmão do grande educador nordestino Monsenhor Manoel Vieira (fundador e diretor do célebre Ginásio/Colégio Diocesano de Patos), José Eustácio foi também pai de homens e mulheres que se dedicaram a empreendimentos de vulto nos campos da Cultura, das Artes, da Ciência, da Técnica e da Tecnologia, como é o caso dos fundadores do grande complexo hospitalar brasileiro Santa Joana, localizado em Recife (PE).

Espera-se grande comparecimento de familiares, amigos e admiradores de Zerinho, em caravanas oriundas de Pernambuco, Rio Grande do Norte e de outros Estados, além, naturalmente, da Paraíba. De João Pessoa, por exemplo, segue numerosa comitiva. E muita gente, de cidades próximas a Uiraúna, já confirmou presença.

         INAUGURAÇÕES & LANÇAMENTO DE LIVRO
A cerimônia ocorrerá às 17h30 do sábado, 16 de outubro de 2010, no recém-construído Espaço Histórico, Cultural e Religioso "Família Fernandes Vieira".    Este novo espaço de cultura localiza-se na Rodovia José Gadelha (PB-391), à entrada do Sítio Curupaiti, no município de Uiraúna, Alto Sertão paraibano.

         Nos mesmos local, data e horário será igualmente lançado e distribuído o livro Um Apóstolo da Educação no Nordeste: O Monsenhor Manoel Vieira e o Ginásio Diocesano de Patos, de autoria do escritor, jornalista e editor Evandro da Nóbrega. O autor do livro foi aluno do Monsenhor Vieira (em seu ginásio/colégio patoense) e admirador do irmão do educador, Zerinho, isto é, José Eustácio Vieira. 

        Este volume, impresso numa gráfica de Recife (PE), é a segunda obra já escrita por Evandro sobre o Monsenhor Vieira, tendo saído a primeira sob o título de Monsenhor Manoel Vieira [Coleção “Nomes do Século”, A União Editora, João Pessoa, PB].

     O centenário de nascimento do Monsenhor Manoel Vieira foi comemorado em outubro de 2007 — ao passo que agora se comemoram os 100 anos de nascimento de seu irmão José Eustácio (Zerinho), nascido em 1910.

ONDE FICA O NOVO ESPAÇO DE CULTURA
Veja no mapa em anexo, que faz parte das ilustrações desta página: viajando pela Rodovia José Gadelha (PB-391), da cidade de Sousa para a cidade de Uiraúna, Você logo encontrará o Espaço Histórico, Cultural e Religioso "Família Fernandes Vieira", que se localiza na derivação da estrada que leva ao Sítio Curupaiti.

Este Sítio Curupaiti — que sempre pertenceu à família do Monsenhor Manoel Vieira e de José Eustácio Vieira (Zerinho) — fica a 1 km de distância da sede do município de Uiraúna.

         O QUE VAI SER INAUGURADO
         Além do lançamento do livro sobre o Monsenhor
Manoel Vieira, serão inauguradas, neste dia 16 de outubro, as seguintes obras:

* a Capela São José

* o Memorial Família Fernandes Vieira

* o Espaço Monsenhor Manoel Vieira

* a Galeria dos Sacerdotes da Família Fernandes Vieira

* a Praça Mãe Zefa.

OS OITO FILHOS DE ZERINHO
Nas datas em que o Monsenhor Manoel Vieira (27 de fevereiro de 1907) e seu único irmão Zerinho nasceram (1910), Uiraúna ainda não era cidade nem tinha este nome: era distrito e se chamava Belém. Seus pais foram Manoel Vieira da Costa Maritana Fernandes Vieira.

José Eustácio Vieira (Zerinho) casou-se com Joana Fernandes Vieira [Nanzinha] e com ela teve os seguintes filhos, também conhecidos como "os sobrinhos do Monsenhor Vieira":

* Sávio

* Therezinha Fernandes Vieira (esposa do professor Durval Fernandes ou, au grand complet, Vicente Durval Fernandes de Oliveira, que sucedeu o Monsenhor Manel Vieira)

* José Aécio

* Francisco Eustácio Fernandes Vieira

* Antônio

* Auxiliadora

* Graça e

* Maritana.

QUEM ASSINA O CONVITE
O convite para as solenidades é assinado pelo médico Francisco Eustácio Vieira, sua esposa Ângela, seus filhos, netos, genros, noras, sua irmã Therezinha, seu cunhado Durval Fernandes, seus irmãos Sávio, José Aécio, Antônio, Auxiliadora, Maria das Graças, Maritana, seus cunhados e cunhadas, além de seus sobrinhos. 

Zerinho (José Eustácio Vieira) foi pai, avô, bisavô e sogro dos que assinam o convite.

         ILUSTRAÇÕES DESTE TEXTO
Nas ilustrações deste texto, mostram-se:

a) algumas das obras a serem inauguradas;

b) um mapa esquemático com a localização de Uiraúna e do Sítio Curupaiti;

c) a fachada principal do Espaço Histórico, Cultural e Religioso da Família Fernandes Vieira;

d) o Memorial Fernandes Vieira e a Capela São José, santo venerado por toda a família;

e) a Praça Mãe Zefa, com o Memorial e a Capela, ao fundo; e

f) como ficou o acesso ao Sítio Curupaiti.

_________________