numa performance no Parahyba Café,
em foto de Guy Joseph
A ORELHA DO LIVRO DE PETRA
Também a orelha do livro de Petra Ramalho Souto, com um resumo de sua biografia intelectual, é de autoria do escritor Evandro da Nóbrega, nos seguintes termos:
QUEM É PETRA
RAMALHO SOUTO,
A AUTORA DESTE LIVRO
Residiu em Florianópolis, quando iniciou o Mestrado em Psicologia Social. Em 2002, iniciou o Mestrado em Teoria Literária da UFPE, aí realizando pesquisa sobre a dramaturgia de Nelson Rodrigues. Foi sua dissertação de Mestrado — defendida e aprovada em 2004 — que se tornou o livro que o leitor tem em mãos.
Em 2002 iniciou-se na prática teatral. Ao longo dos anos vem aperfeiçoando suas habilidades nos saraus do Projeto Literarte Musical que promove em João Pessoa juntamente com o jornalista Linaldo Guedes e em oficinas de teatro e dança.
Dentre artigos publicados em livros, podemos citar “As mulheres de Nelson: Leitura d'Os sete gatinhos” (in MACIEL, Diógenes André Vieira, ANDRADE, Valéria. Por uma militância teatral: estudos de dramaturgia brasileira do século XX, Campina Grande: Editora Bagagem, 2005) e, “A professora em foco: A categoria professora nas representações sociais de licenciandas em Pedagogia” (in ANDRADE, Fernando César B. de, SANTOS, Carmen Sevilla G. dos. Representações sociais e formação do educador: revelando intersecções do discurso, João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2003), este escrito em parceria com seus orientadores e colegas bolsistas.
É colaboradora do jornal A União e do suplemento cultural Correio das Artes. Neles publica artigos sobre teatro e entrevistas com grandes nomes das artes cênicas, a exemplo de Lourdes Ramalho, Zezita Mattos e Pedro Paulo Rangel.
Escolheu a dramaturgia de Lourdes Ramalho como objeto de estudo para sua próxima empreitada: o Doutorado em Teatro.
Atualmente, exerce os cargos de diretora de Programação Cultural da Fundação Casa de José Américo, coordenadora do Núcleo de Estudos Canadenses da Paraíba e coordenadora geral do Núcleo de Estudos e Atividades Culturais Frida Kahlo.
No comments:
Post a Comment