Wednesday, April 24, 2013

LANÇAMENTO DA REVISTA "GENIUS"



______________

LANÇAMENTO DA REVISTA GENIUS:

______________


Os escritores Chico Viana, Flávio Sátiro, Aloísio Pereira,
Evaldo Gonçalves, José Jackson Carneiro de Carvalho e Wills
Leal, na Academia Paraibana de Letras, quando do lançamento
da revista Genius. [Clique na foto, para ampliá-la]

______________


Além de Flávio Sátiro Fernandes e Evaldo Gonçalves de
Queiroz, a presença do conselheiro Luiz Nunes Alves (poeta
popular Severino Sertanejo) e da escritora Balila Palmeira. [Clique na foto, para ampliá-la]

______________


Da esquerda para a direita, o presidente da Academia
Paraibana de Letras, professor Damião Ramos Cavalcanti; o
escritor Eilzo Nogueira Matos; o conselheiro Flávio Sátiro
Fernandes (diretor e editor da revista Genius); o também
acadêmico Alexandre Luna Freire; e o professor Renato César
Carneiro. [Clique na foto, para ampliá-la]
______________


Também da E para a D: o professor Renato César Carneiro, do TRE-PB; o Dr. Berilo Ramos Borba, do IHGP; o jornalista e escritor José Nunes (também do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano); o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, do TJPB, do IHGP e da Academia Paraibana de Letras; o conselheiro Flávio Sátiro Fernandes, diretor e editor da revista Genius; o presidente do IHGP, historiador Joaquim Osterne Carneiro; o professor Itapuan Botto Targino, do IHGP; e o historiador Humberto Fonseca de Lucena, igualmente do IHGP. Sentadas, em primeiro plano, as escritoras Auxiliadora Borba, Natércia Suassuna Dutra e Balila Palmeira, todas integrantes do Instituto Histórico. [Clique na foto, para ampliá-la]

______________


LEITORES E CRÍTICA ELOGIAM CONTEÚDO DA NOVA PUBLICAÇÃO


por Evandro da Nóbrega,
escritor, jornalista, editor



Realizou-se a partir das 18 h da terça-feira, 16 do corrente mês de abril, na sede da Academia Paraibana de Letras, o lançamento da revista Genius, que tem como diretor e editor o conselheiro Flávio Sátiro Fernandes, que é também escritor, jornalista, acadêmico e historiador.

O evento contou com a presença de vários membros da Academia, assim como integrantes do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), professores e estudantes, além de colaboradores do novo periódico.

O PENSAMENTO DA PARAÍBA
A apresentação da revista foi feita pelo presidente da Academia, o professor Damião Ramos Cavalcanti, seguindo-se à sua fala a do diretor do periódico, o conselheiro Flávio Sátiro Fernandes, que disse dos motivos que o levaram a idealizar e concretizar a criação da revista Genius.

Uma das primeiras coisas que levou em conta foi a inexistência, em nosso meio, de uma publicação de natureza cultural, destinada a fazer chegar ao público o pensamento dos paraibanos, vez que revistas a isto destinadas (por exemplo, as revistas da APL, do IHGP, da UFPB, do UNIPE e de outras instituições) são publicações restritas a seus próprios membros.

A CADA TRIMESTRE
Por ocasião do lançamento, as pessoas presentes eram unânimes em elogiar a nova revista, tanto no que tange à sua apresentação gráfica, como no que diz respeito à qualidade das colaborações reunidas. Aliás, tanto a crítica especializada quanto os leitores têm elogiado não apenas a iniciativa do Dr. Flávio Sátiro, mas também o conteúdo do primeiro número da publicação.
A periodicidade de Genius é trimestral. E, estando nas bancas o primeiro número, referente aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2013, já está sendo elaborado o segundo, correspondente aos meses de abril, maio e junho, o qual deverá circular proximamente. O preço de capa é de R$ 10,00.

O QUE HÁ (DE BOM!) PARA LER
Eis os principais artigos publicados no primeiro número de Genius, com seus respectivos autores entre parênteses:

* Joacil de Brito Pereira, um esgrimista do Direito (Flávio Sátiro Fernandes);
* O sousense Paulo Gadelha: Exéquias (Eilzo Nogueira Matos);
* Sob o signo da culpa (Chico Viana);
* A representação minimalista de "O Quadro-Negro" (Ângela Bezerra de Castro);
* "As Palavras", uma autobiografia romanceada (José Jackson Carneiro de Carvalho);
* Conferência em Buenos Aires (Paulo Bonavides);
* O Direito na Literatura e na Filosofia (Marcos Cavalcanti de Albuquerque);
* Notas para um jornal literário (Alexandre Luna Freire);
* Os mitos e o feminino maculado: Gênesis (de André Agra);
* Uma breve leitura sobre as homenagens a Luiz Gonzaga em CD (Érico Dutra Sátiro Fernandes);
* Um livro na matriz da Historiografia brasileira (José Octávio de Arruda Mello); e
* A imortalidade acadêmica (Damião Ramos Cavalcanti).

CONTEÚDO ADICIONAL
A revista - mais uma iniciativa da Fundação "Flávio Sátiro Fernandes", com capa do designer Milton Nóbrega e diagramação/arte final a cargo de Júnior Damasceno - traz ainda uma seção sobre lançamentos de novos livros; seis poemas de Ciro José Tavares e os textos intitulados "Festa na Academia" (posse do desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque como novo "imortal" da APL) e "Academia de Luto" (falecimento do acadêmico Paulo de Tasso Benevides Gadelha), de responsabilidade da equipe de redatores de Genius.

Com uma tiragem inicial de mil exemplares, a nova revista paraibana tem sua Redação localizada no Bairro dos Estados, mais exatamente à Avenida Epitácio Pessoa, 1251, sala 807, oitavo andar, telefone (83) 3244-5633. Uma foto da capa deste primeiro número pode ser vista na postagem anterior, neste mesmo blog DRUZZ ON LINE.

_____________________

No comments: