Saturday, May 15, 2010

THALÍA FUNG RIVERÓN

++++++++++++++++++++

THALÍA FUNG RIVERÓN


ESCRITORA CUBANA VISITA JOÃO PESSOA, CAMPINA GRANDE E RECIFE PARA LANÇAMENTO DE LIVROS


Evandro da Nóbrega,

escritor, jornalista, editor

URL: http://druzz.blogspot.com

E-MAIL: druzz@reitoria.ufpb.br


+ + +


Este material é também reproduzido pelos seguintes Portais:


- Blog Cultural EL THEATRO, de Elpídio Navarro: www.eltheatro.com


- Portal PS OnLine, de Paulo Santos: www.psonlinebr.com


- Portal Literário RECANTO DAS LETRAS: http://recantodasletras.uol.com.br/autores/druzz


- Portal do Jornal A União On Line: www.auniao.pb.gov.br


- Blog DRUZZ ON LINE, de Evandro da Nóbrega: http://druzz.blogspot.com


+ + +



Uma conhecida intelectual cubana, a Dra. Thalía Fung Riverón, escritora e professora titular da Universidade de Havana, visitará a Paraíba, nos próximos dias. Ela vem com o objetivo de participar de um Fórum Regional de Debates em João Pessoa, Campina Grande e Recife (PE) e do lançamento de quatro importantes livros.


Dois desses livros são de sua autoria: a primeira edição em espanhol da obra Reflexões e metarreflexões políticas, cuja tradução em português será também autografada nas solenidades marcadas e cuja programação o leitor encontrará mais abaixo, neste mesmo texto.


Outra destacada mestra cubana, a Dra. Ileana Capote Padrón, igualmente professora titular de Relações Internacionais e de outras disciplinas junto à mesma Universidade de Havana, acompanhará a Dra. Thalía em sua passagem de alguns dias por São Paulo, Paraíba e Pernambuco. Nesse giro brasileiro, a Dra. Thalía concederá entrevistas a representantes da mídia local e regional.


No Ano Passado

Há exatamente um ano, estas duas especialistas cubanas visitaram o campus I da UFPB, a fim de debater com o Reitor Rômulo Soares Polari (que é também economista) a crise econômica mundial e seus reflexos na América Latina e no Caribe, entre outros temas que configuraram uma série de palestras e debates na Universidade Federal da Paraíba. Por esse tempo, elas também ministraram um curso de Relações Internacionais na Universidade Estadual da Paraíba.


Essas atividades — como noticiou à época o Assessor de Imprensa da Reitoria da UFPB, jornalista Luiz Eduardo Teixeira de Carvalho — foram abertas não só a professores, mas também a estudantes e a todo o pessoal técnico-universitário, bem como a representantes da comunidade paraibana.


Daquela vez, as palestras e debates foram promovidos pelo PC do B (Partido Comunista do Brasil), pela Associação Brasil-Cuba "José Martí" e pela Associação Cultural "Simón Bolívar".


Filosofia & Ciência Política

O lançamento destes livros faz parte do Fórum Regional de Debates sobre Filosofia e Ciência Política. Tal seminário vai-se realizar entre os próximos dias 20 de maio e 2 de junho, simultaneamente em João Pessoa, Campina Grande e Recife.


Ideia Editora & Sal da Terra

Tal Fórum conta com o patrocínio conjunto da Faculdade de Direito da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), do Centro Cultural “Manoel Lisboa”, da Ideia Editora, da administração do EHLB (Edifício “Helena de Lucena Barbosa”) e do escritor, jornalista e editor Evandro da Nóbrega.


Este profissional já editou livros para Cuba, participando inclusive da edição, em espanhol, de um livro técnico do professor Manuel Barbosa Filho, e dos trabalhos de tradução do livro da Dra. Thalía Fung Riverón para a língua portuguesa, cuidando ainda das notas desta edição em português. Três dos livros foram impressos pela Ideia Editora, de Magno Nicolau. Outra, pela editora, também pessoense, Sal da Terra.


Presença de Thalía

O programa de atividades acadêmicas do Fórum de Debates sobre Filosofia e Ciência Política contará, entre outras, com a ilustre presença da Dra. Thalía Fung Riverón, professora titular da Universidade de Havana, Cuba.


Registrar-se-ão, ainda, as participações do Dr. Manuel Barbosa Filho, professor titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e da Dra. Ileana Capote Padrón, igualmente professora titular da Universidade de Havana.


Programa em João Pessoa

Dentre as atividades previstas, no programa, para a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, estão:


No dia 15 de maio, chegada, ao Brasil, das Dras. Thalía Fung Riverón e Ileana Capote Padrón, que desembarcam em São Paulo, SP, sendo recepcionada, no aeroporto da capital paulista, por uma amiga comum, Ieda Uema Fontes.


Já no dia 17, ocorre o embarque, em São Paulo, com destino a João Pessoa, das Dras. Thalía Fung Riverón e Ileana Capote Padrón, que serão recepcionadas no Aeroporto Castro Pinto, em Santa Rita, pelos professores Manuel Barbosa Filho, Iedo Fontes, Maria das Graças e Helena Uema, dentre outros, que as levarão a João Pessoa.


Abertura dos Trabalhos

A coordenação do evento, assim como sua abertura, ficará a cargo da Dra. Maria Luíza Pereira de Alencar, vice-diretora do CCJ (Centro de Ciências Jurídicas) da Universidade Federal da Paraíba. Isto se dará a partir das 19 h do dia 20 de maio, no auditório da Faculdade de Direito da UFPB (sede do CCJ, na Praça João Pessoa, centro da capital paraibana, ao lado do Palácio da Redenção).


Durante a abertura dos trabalhos, a Dra. Maria Luíza Pereira de Alencar fará igualmente a apresentação dos autores das obras a serem lançadas, dando ainda informações gerais sobre os textos e sua importância didática para as Universidades.



Lançamento de Livros

Com a presença de autoridades, será feito, inicialmente em João Pessoa, o lançamento dos seguintes livros: 1) A dialética na investigação científica, de autoria do professor Manuel Barbosa Filho, sendo apresentadora a Dra. Thalía Fung Riverón; e 2) Reflexões e metarreflexões políticas, de autoria da Dra. Thalía Fung Riverón.


Esta obra da Dra. Thalía tem Prefácio do professor Manuel Barbosa Filho, que fará também a apresentação do livro em português. Os trabalhos de tradução e revisão técnica da obra, do espanhol para o português, bem como suas notas explicativas, ficaram a cargo do escritor, jornalista e editor Evandro da Nóbrega. Também será apresentada, na oportunidade, a primeira edição do livro (em espanhol), tarefa essa que caberá à Dra. Ileana Capote Padrón.


Debates no Fórum

No dia 2 de junho, às 19 h, ocorrerá o debate entre a Dra. Thalía Fung Riverón, o professor Manuel Barbosa Filho e a Dra. Ileana Capote. Isto acontecerá no Auditório 414 do CCHLA (Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes) do campus I da UFPB, em João Pessoa, sob a presidência e coordenação do professor Iedo Fontes, além da participação do jornalista Rafael Freire e do editor Evandro da Nóbrega, adicionalmente encarregados da divulgação dos eventos.

As Dras. Thalía Fung Riverón e Ileana Capote somente viajarão de João Pessoa para São Paulo no dia 3 de junho. Da capital paulista, seguirão, no dia 5, para Havana, pela COPA Airlines.


Em Campina Grande

Mas, antes de sua viagem, a Dra. Thalía Fung Riverón e seus acompanhantes participarão, também, ainda na Paraíba, do lançamento dos livros acima citados na cidade de Campina Grande. Dessa vez, o lançamento ocorrerá a partir das 19 h do dia 25 de maio, no Auditório da Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).


A solenidade de lançamento será aberta, presidida e coordenada pela Dra. Marlene Alves de Sousa Luna, Reitora da UEPB, que da mesma forma apresentará os autores e dará informações gerais sobre os textos e sua importância didática para as Universidades.



Prefácio & Apresentações

Também nessa oportunidade, o livro A dialética na investigação científica, do professor Manuel Barbosa Filho, será apresentado pela Dra. Thalía Fung Riverón, ao passo que a obra Reflexões e metarreflexões políticas, da Dra. Thalía, que, em sua edição brasileira, tem Prefácio do professor Manuel Barbosa Filho, será por ele apresentado.


Será feita igualmente na “Rainha da Borborema” a apresentação da primeira edição, em espanhol, deste mesmo livro, ficando essa apresentação em Campina Grande a cargo da Dra. Dra. Ileana Capote Padrón.


Atividades em Recife


Na capital pernambucana, as atividades são praticamente as mesmas: lançamento dos livros e debates. A abertura e a coordenação do evento, com apresentação dos autores e informações gerais sobre os textos e sua importância didática para as Universidades, ficarão a cargo do Dr. Edival Nunes Cajá, diretor do Centro Cultural “Manoel Lisboa”, de Recife (PE).


Os títulos dos livros a serem lançados em Recife (PE) já são conhecidos do leitor: 1) A dialética na investigação científica, do professor Manuel Barbosa Filho, tendo por apresentadora a Dra. Thalía Fung Riverón; e 2) Reflexões e metarreflexões políticas, de autoria da Dra. Thalía Fung Riverón, com Prefácio e apresentação da edição em português pelo professor Manuel Barbosa Filho, além da apresentação da primeira edição em espanhol, pela Dra. Ileana Capote Padrón.


Extensão Rural

Na oportunidade, será também lançado outro livro do professor Manuel Barbosa Filho:


* O impacto da Extensão Rural, a ser apresentado pelo Dr. Edival Nunes Cajá, diretor do Centro Cultural “Manoel Lisboa”, de Recife (PE).

Programação Recifense


Em Recife (PE), as atividades culturais do Fórum Regional de Debates sobre Filosofia e Ciência Política serão distribuídas pelas seguintes datas, horários e locais:


- dia 26 de maio: às 18h30, no Auditório do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);


- dia 27 de maio: às 13 h, no Auditório do Centro de Apoio ao Ensino de Graduação (CEGOE); e, às 18 h, no Auditório do Centro de Apoio ao Ensino de Graduação (CEGOE);


- dia 28 de maio: às 18h30, no Centro de Teologia de Ciências Humanas da Universidade Católica (Unicape) ou, mais exatamente, no auditório do Bloco B-1;


- dia 29 de maio: durante toda a tarde, na residência de José Nivaldo Júnior (em Boa Viagem, Recife), realização de um “café filosófico” com a presença da Dra. Thalía Fung, do professor Manuel Barbosa Filho e outros intelectuais.


Em Belém, PB

O professor Manuel Barbosa Filho, adicionalmente, dá conta do lançamento, ocorrido neste dia 14 de maio de 2010, de dois outros livros, não relacionados à presença da Dra. Thalía Fung na Paraíba. Estas novas obras são: 1) A cidade de Belém – Um relato histórico, de Ivonete Lucena Barbosa; e 2) Poemas – A nave da vida, de autoria de José Barbosa de Lucena.


Este duplo lançamento ocorreu a partir das 19 h desse dia 13, durante coquetel que coroou a solenidade própria de autógrafos, realizada no Ginásio de Esportes “O Xavierzão”, na cidade de Belém (PB). O evento foi patrocinado pela Prefeitura Municipal de Belém e pela Indústria Três de Maio.

No comments: