Sunday, March 14, 2010

EU, EM MALTÊS, NO TIME M.U.L.H.E.R.E.S. (?!)...


Sem jamais haver adentrado nenhum estádio ou campo de futebol para assistir a qualquer partida de balípodo ou ludopédio, "sou", no entanto, fogoso e baita goleador num time virtual do HATTRICK — campeonato mundial no qual nem mesmo me inscrevi... ;-)))


Evandro da Nóbrega
ESCRITOR, JORNALISTA, EDITOR
druzz.tjpb@gmail.com


Este material é também gentilmente reproduzido pelos seguintes URLs:

- Blog Cultural EL THEATRO, de Elpídio Navarro:
www.eltheatro.com


- Portal PS OnLine, de Paulo Santos:
www.psonlinebr.com


- Portal Literário RECANTO DAS LETRAS:
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/druzz


- Portal do Jornal A União On Line:


- Blog DRUZZ ON LINE, de Evandro da Nóbrega:
http://druzz.blogspot.com


Vocês não vão acreditar — mas contarei assim mesmo. Quer dizer, alguns dos leitores vão achar que estou de brincadeira ou gozação. No entanto, a coisa aconteceu (está acontecendo!) e não posso faltar à verdade.

Para escrever aquelas duas páginas em A União sobre o Dia Internacional da Mulher (versões 2010 e 2011), precisei recorrer a artigos por mim mesmo escritos anteriormente sobre temas correlatos. De modo que fui ao Google e coloquei as palavras-chave, assim, entre aspas: "Evandro da Nóbrega" OR "Evandro Nóbrega" OR "Evandro Nobrega" +mulheres.

Dei o tradicional enter e surgiram 217 resultados. "Tantos assim?" — surpreendi-me, mesmo sabendo já haver escrito centenas de textos com referências a mulheres (tema sempre palpitante!). Desses resultados, dois me espantaram sobremaneira. E eles talvez deixem também Vocês de cabelo em pé. Mas, por favor, não estranhem em demasia as palavras abstrusas a seguir, que logo virá a tradução/explicação. Dizia um dos textos vindos pelo Google: "Fluminense.fc - MULHERES » Hattrick - 7 mar. 7 Dic. 2009. Il-partita kienet ilha graddejja 81 minuta meta Evandro da Nóbrega irnexxielu jgraddi minn fuq il-lemin u kabbar il-vantag.g. ta' MULHERES." O outro bendito texto nos informava que "MULHERES - FlaBahia » Hattrick 14 Dic. 2009. Is-sapporters ta' MULHERES qamu minn posthom hekk kif Evandro da Nóbrega qabez. z.ewg. plejers mal-linja xellugija".

— Que danado é isto, envolvendo logo meu santo nome em vão? — perguntei-me atônito, como devem estar Vocês também se perguntando. Bem, aprendi dérna mininim que tudo no começo é difícil — depois vai ficando mais fácil. Analisei palavra por palavra os dois textos incompreensíveis (depois viriam outros!) e intuí tratar-se da língua maltesa. Vale dizer, o maltês, idioma falado na ilha (melhor, arquipélago) de Malta, ali no Mediterrâneo, abaixo da "bola" que é a ilha maior da Sicília, bem ao lado da "bota" italiana.

Mas o que cargas d’água andava fazendo meu obscuro nome em sites escritos no, ehr, belo idioma de Malta?! Para alguma coisa me serviu o conhecimento superficialíssimo desta língua, adquirido quando de minha primeira estada em Nova York, onde comprei dois livros de Joseph Aquilina: a) Teach yourself Maltese ["Aprenda maltês", Londres, 1970] e b) The structure of Maltese: A Study in Mixed Grammar and Vocabulary ["A estrutura da língua maltesa: Estudo conjunto da gramática e do vocabulário", Real Universidade de Malta, Valetta, 1959]. Valetta, madame, vem a ser a capital de Malta. Hen? Como? Não, não! Não é Malta do Sertão paraibano, não! É o já citado arquipélago mediterrâneo!

Desencavei de minha desorganizada biblioteca os dois livrins do Dr. Aquilina e danei-me a tentar traduzir o que de bem ou de mal estavam dizendo de mim (em maltês!), esses sites malteses. Um dos tais sites é apresentado na ilustração maior desta página [acima, ao lado], para que o leitor tenha uma idéia da algaravia em que meus prenome e sobrenome se achavam e acham envolvidos.

Milhares de jogadores e usuários em 50 línguas e 124 países

Como Vocês talvez não desconheçam, a língua maltesa não passa dum dialeto árabe. É, assim, idioma semítico — mas com fortíssima influência italiana.

Lendo com dificuldade o texto maltês acima, vi novamente que a realidade, especialmente na Net, é mais inesperada que qualquer ficção: por essas maltesas páginas, sou... um jogador, um atleta do time de futebol paulista M.U.L.H.E.R.E.S. Atuo como grande craque, ajudando meu time a dar goleadas de até 10 a zero! Mas esse time de futebol onde exerço minhas inesperadas habilidades de goleador NÃO é um time de verdade. É um time virtual... Integra vasto universo de milhares de times assim, os quais, por sua vez, constituem imenso campeonato mundial liderado pelo programa de computador denominado HATTRICK!

Morrendo e aprendendo... Embora minha vida de há muito venha sendo mais internética que real, nunca ouvira falar nesse tal de Hattrick. Então, imagino o seguinte. Como nunca adentrei estádio ou campo de futebol, nem como torcedor (quanto mais como jogador!); e como muito menos me inscrevi para participar do jogo virtual Hattrick, das duas três: ou existe mesmo um sujeito chamado "Evandro da Nóbrega" que nele se inscreveu com seu time on line — ou alguém simplesmente catou meu nome na Web e batizou um de seus jogadores virtuais com minha humílima graça. Alguém dirá: "Vá lá, reclame, faça valer seus direitos, mande tirar seu nome de tal coisa!". Não, não vou fazer isto. Deixem meu obscuro apelido ficar lá, no inocente jogo Hattrick. Jogo, aliás, de que participam, pasmem, centenas de milhares de usuários da Net! [Ver quadro abaixo].

Lembraram-se do... Falcão maltês? Tirem o cavalinho da chuva: com material tão chifrim, nem o Dashiell Hammett, nem o John Huston, se vivos fossem, poderiam obrar respectivamente outro belo romance e outro baita filme sobre um... Druzz maltês...

São... ligeiramente exageradas as notícias de que bato um bolão no jogo virtual Hattrick...

Depois de forçar a cuca com esses textos em maltês, descobri que poderia me ter poupado de tanto esforço: as noticias sobre partidas jogadas no Hattrick saem nas 50 línguas de seus próprios sites...

Esse jogo virtual gratuito e de estratégia, o Hattrick, foi criado por Björn Holmér em 1997. Começou numa só língua (sueco), com 16 times. Hoje, há até versões pagas e para celulares, com mais recursos. Os times virtuais do Hattrick — primeiro jogo de futebol on line do Mundo — são como times comuns: têm 11 jogadores e até reservas. Qualquer usuário da Net pode criar seu clube, montar o time e disputar partidas com centenas de milhares de usuários Mundo afora. Em 8 de março de 2010, por exemplo, estavam on line, jogando, às 11h20 GMT, nada menos que 22 mil 950 pessoas, residentes em 2 mil 521 regiões de 124 países!

O site do Hattrick fecha todas as noites às 0h30 para se atualizar. Quando reabre, na manhã seguinte, já traz o resultado das partidas do dia anterior. Dispõe o jogo virtual do informativo Hattrick News, enviado por e-mail aos interessados. Tratando-se de projeto voltado para a comunidade internacional, não é raro destinar parte dos lucros a atividades assistenciais. Atualmente, os usuários ativos chegam a 876 mil 296, tendo-se realizado, somente na semana passada, quase 1 milhão 100 mil partidas! A proprietária e administradora do jogo Hattrick — desenvolvido pela empresa Extralives AB — é a companhia Hattrick Limited, gerenciada pelo sueco Johan Gustafson. O time brasileiro (paulista) M.U.L.H.E.R.E.S. (paradoxalmente não formado por... mulheres!), de que participa o "famoso" artilheiro "Evandro da Nóbrega" já goleou vários times, inclusive o Askove, por 10 a 0; e ganhou do "Fluminense.fc" pelo escore de 6 a 0.

Traduzindo-se trecho da partida Askove versus M.U.L.H.E.R.E.S., vê-se que, "[...] jogando no esquema 3-5-2, [...] aos 4 minutos de jogo [Askove versus M.U.L.H.E.R.E.S.], caiu um balde d’água fria na torcida da casa, que se calou quando o jogador do time M.U.L.H.E.R.E.S., Evandro da Nóbrega, abriu vantagem para os visitantes (0 a 1), depois de bela jogada pela direita". E, mais adiante: "Um passe pela direita acabou tendo seu melhor final nos pés do jogador Evandro da Nóbrega: ele não se fez de rogado e mandou a bola para o gol, aos 49 minutos, aumentando o placar para 0 a 6."...

Como meus seis leitores, a esta altura, já estão... craques em... maltês, reproduzo a descrição original de como "eu", o artilheiro, ajudei a bater o "Fluminense.fc" também por 6 a 0: "Il-partita kienet ilha ghaddejja 81 minuta meta Evandro da Nóbrega irnexxielu jghaddi minn fuq il-lemin u kabbar il-vantagg ta' M.U.L.H.E.R.E.S. ghal 0-6, fost id-disperament tas-sapporters lokali"...

;-)))

___________________________________

No comments: