Tuesday, September 06, 2016

POSSE DE GUILHERME D'AVILA LINS & JOAQUIM OSTERNE NO IHGP


____________________


SERÁ NO FIM DA TARDE DESTE DIA 7 DE SETEMBRO A POSSE DA NOVA DIRETORIA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PARAIBANO

____________________


No próximo triênio (2016-2019), a "Casa da Memória e da Cultura" — como também é conhecida a mais importante e antiga instituição cultural em funcionamento contínuo no Estado — será presidida pelo médico e historiador Guilherme Gomes da Silveira d'Avila Lins, tendo por vice-presidente o engenheiro-agrônomo e historiador Joaquim Osterne Carneiro.

____________________


 Você não vai querer perder a posse do Dr. Guilherme d'Avila Lins na Presidência do IHGP — mesmo porque, nessa investidura, ele lerá, como alocução de posse, o mais recente trabalho historiográfico de sua autoria, abordando a contribuição dos médicos (paraibanos em particular e brasileiros em geral) para os estudos históricos e pesquisas conexas, aqui e alhures. 
____________________


O novo Vice-Presidente eleito, o Dr. Joaquim Osterne Carneiro. [Clique na foto para ampliá-la] 
____________________


A sede do Instituto Histórico e Geográfico, no Centro de João Pessoa. [Clique na foto para ampliá-la] 
____________________ 



O brasão d’armas do IHGP. [Clique na foto para ampliá-la]
____________________


A POSSE DA NOVA DIRETORIA DO IHGP 


____________________

por Evandro da Nóbrega,
escritor, jornalista, editor,
membro do IHGP
[druzzevandro@gmail.com]
____________________



Será às 17 h deste dia 7 de setembro de 2016 a posse da nova Diretoria do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), também conhecido como "a Casa da Memória e da Cultura" — enfim, a mais importante e mais antiga instituição cultural do Estado em atividade contínua. Foi fundada num Sete de Setembro como este, em 1905, e nunca mais parou de trabalhar em benefício da Paraíba.

A nova Diretoria do IHGP — que comandará os destinos da entidade no triênio que vai de 2016 a 2019 — será presidida pelo historiador, médico, acadêmico e escritor Guilherme Gomes da Silveira d'Avila Lins. Trata-se de um dos maiores especialistas brasileiros em História Colonial e autor de grande número de livros, especialmente no campo historiográfico.

Ele terá como Vice-Presidente o engenheiro-agrônomo e historiador Joaquim Osterne Carneiro, que até agora presidiu o Instituto. O espírito de inovação e de criatividade do Dr. Guilherme d'Avila Lins e a experiência do Dr. Joaquim Osterne na condução da Casa da Memória e da Cultura da Paraíba fazem prever uma administração voltada para realizações de real valor para a intelectualidade estadual.

JÁ TOMA POSSE INOVANDO
E o novo presidente do IHGP já toma posse inovando em pelo menos dois aspectos:

a) fez retornar a data de posse ao dia 7 de setembro, que é a data em que foi fundado o Instituto, há exatos 111 anos; e,

b) ao invés de pronunciar um discurso apenas protocolar, talvez até com tons de oba-oba, preferiu apresentar um novo e original trabalho historiográfico de sua lavra, sob o título de UMA BREVE APRECIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DOS MÉDICOS PARA OS ESTUDOS DA HISTÓRIA E DOMÍNIOS CONEXOS NA PARAÍBA E NO BRASIL".

Será, portanto, uma autêntica alocução de posse a que pronunciará o Dr. Guilherme d'Avila Lins quando de sua investidura no cargo de presidente do IHGP.


O INSTITUTO HISTÓRICO
O autor destas linhas tem o maior orgulho em pertencer à principal e mais antiga Casa de Memória e da Cultura na Paraíba, o IHGP.

Declarado de utilidade pública desde o ano de 1909 (pela Lei no. 317), o Instituto Histórico (como é por vezes referido, abreviadamente) tem sede na Rua Barão do Abiaí, 64, no Centro de João Pessoa.

Dispõe o IHGP de uma página na Internet (www.ihgp.net) e se dispõe a ouvir o público em geral por intermédio de seu endereço eletrônico (faleconosco@ihgp.net) e de seu telefone (83-3222-0513).


QUEM É O NOVO PRESIDENTE
O Dr. Guilherme Gomes da Silveira d'Avila Lins é uma de nossas maiores autoridades em História, especialmente História Colonial (e não apenas História Colonial do Brasil!).

Além de já haver publicado grande número de livros, o novo presidente do IHGP é sócio correspondente do IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro) e realiza frequentemente, no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano ou na Academia Paraibana de Letras (de que igualmente é membro), seminários sobre candentes e polêmicos temas da História.

Eis outras qualificações do novo (e cultíssimo!) presidente do IHGP:

* Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP)

* Sócio Efetivo do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica (IPGH)

* Ex-Pesquisador de História do Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional da Universidade Federal da Paraíba (NDIHR/UFPB)

* Sócio Honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri (IHGC)

* Sócio Correspondente do (hoje extinto) Instituto Histórico e Geográfico de Campina Grande (IHGCG)

* Sócio Correspondente do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG)

* Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Patos (IHGP)

* Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB)

* Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN)

* Sócio Correspondente do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP)

* Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL)

* Sócio Correspondente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHBA)

* Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP)

* Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR)

* Sócio Efetivo da Sociedade Paraibana de Arqueologia (SPA)

* Sócio Efetivo da Academia Paraibana de Medicina (APMED)

* Sócio Efetivo da Academia Paraibana de Filosofia (APF)

* Sócio Efetivo (Fundador) da Academia de Letras e Artes do Nordeste – Núcleo da Paraíba (ALANE-PB) [demissionário]

* Sócio Efetivo da União Brasileira de Escritores – Núcleo da Paraíba (UBE-PB)

* Sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional da Paraíba (SOBRAMES-PB)

* Sócio Efetivo da Academia de Letras de Areia (ALA) e

* Professor Emérito da Universidade Federal da Paraíba.


ANEXO BIBLIOGRÁFICO
Nesta última instituição, aliás, foi por muitos anos professor de Medicina, além de pesquisador na área da História. Mantém também um blog na Internet, sob o título de "Gravetos de História", acessível a partir do URL http://gravetosdehistoria.blogspot.com.br/

À saída da cerimônia de posse da nova Diretoria do IHGP, o público em geral receberá de brinde um volume contendo anexo bibliográfico ou catálogo com a esmagadora maioria das obras até agora publicadas pelo Dr. Guilherme d'Ávila Lins.


ELEIÇÃO A 27 DE AGOSTO 
A eleição desta nova Diretoria do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano — que atuará entre os anos de 2016 e 2019 — ocorreu no dia 27 de agosto de 2016, sob a presidência do historiador Ricardo Tadeu Feitosa Bezerra. A chapa eleita foi a seguinte:

* Presidente: Guilherme Gomes da Silveira d`Avila Lins.

* Vice-Presidente: Joaquim Osterne Carneiro.

* Conselho Fiscal: Luiz Nunes Alves, Péricles Vitório Serafim e Flávio Sátiro Fernandes.

* Suplentes do Conselho Fiscal: Ernando Luiz Teixeira de Carvalho, Lúcia de Fátima Guerra Ferreira e Evaldo Gonçalves de Queiroz.

* Diretora de Atividades Culturais: Martha Maria Falcão de Carvalho e Morais Santana.

* Comissão de Historia e Arqueologia: Francisco de Sales Gaudêncio, Humberto Fonseca de Lucena e Manoel Batista de Medeiros. Suplente: Evandro Dantas da Nóbrega.

* Comissão de Geografia e Ecologia: Marcos Cavalcanti de Albuquerque, José Mota Victor e Modesto Siebra Coelho. Suplente: Evandro Dantas da Nóbrega.

* Comissão de Antropologia, Etnografia e Sociologia: Carlos Alberto Farias de Azevedo, Otávio Augusto Sitônio Pereira Pinto e Ernando Luiz Teixeira de Carvalho.

* Suplente: Ruy Cézar de Vasconcelos Leitão.

* Comissão de Admissão de Sócios: Martha Maria Falcão de Carvalho e Morais Santana, Renato César Carneiro e Adauto Ramos. Suplente: José Nunes da Costa.

____________________


No comments: