Friday, July 30, 2010

BOQUEIRÃO (PB) EM PARATY (RJ)


Os livros a serem levados a Paraty pelas duas paraibanas de Boqueirão

(Clique na foto para ampliá-la)


ESCRITORAS DE BOQUEIRÃO PARTICIPAM DA OITAVA EDIÇÃO DA FLIP - FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY


Evandro da Nóbrega

ESCRITOR, JORNALISTA, EDITOR

[http://druzz.blogspot.com]

[druzz@reitoria.ufpb.br]


Mirtes Waleska Sulpino Oliveira [mwaleska19@hotmail.com] mandou este material para Maria Luiza Duarte de Melo [maisa@pb.sebrae.com.br], do setor cultural do SEBRAE/PB, que, por seu turno, o reenviou para mim, entre muitos outros — e, agora, depois de refundir o texto um pouco, acrescentando alguma coisa, estou repassando-o a quem interessar possa. O título já é bastante informativo, dispensando-me de redigir um nariz-de-cera:

As escritoras Mirtes Waleska Sulpino e Jane Luiz Gomes, membros-fundadoras da ABES (Associação Boqueirãoense de Escritores), foram convidadas a participar da oitava edição de uma das maiores Feiras Literárias da América Latina, a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty).

Durante a festa, as representantes paraibanas participarão de Saraus Poéticos e ainda apresentarão seus respectivos livros: "Versos expressos" [Mirtes Waleska] e "Eu de mim" [Jane Luiz], lançados em 2008, além da coletânea poética “Novos poetas do Cariri paraibano”. Quanto a este, trata-se de um livro de poemas dos escritores que fazem parte da ABES, lançado durante a FLIBO (Feira Literária de Boqueirão), em março do corrente ano.

PRÓXIMA FLIBO

As duas escritoras, além de participarem dos momentos literários da Festa em Paraty, irão divulgar — juntamente com o Secretário de Cultura, Erasmo Rafael da Costa — o material sobre a realização da próxima FLIBO, prevista para ocorrer na segunda quinzena de março de 2011.

Para a Presidente da ABES, Mirtes Waleska Sulpino, “este convite [de Paraty para as duas escritoras] vem ressaltar a importância do trabalho que nossa associação vem desenvolvendo com a Literatura, especialmente com a Poesia, na região polarizada por Boqueirão. Em verdade, estamos recriando o prazer da leitura, que estava um pouco esquecido, além, é claro, de divulgar nossos escritores”.

Já o secretário Erasmo Rafael destacou que “Boqueirão vem vivendo momento importante, com um crescente desenvolvimento artístico-cultural, que primeiro começou com o Balaio Cultural e, no corrente ano, teve a felicidade de realizar a primeira Feira Literária, uma das primeiras do Estado”.

EM PARATY, RJ

A FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) realiza este ano sua oitava edição, tendo como tema “Gilberto Freyre: o Brasil como personagem”.

Essa Festa realiza-se de 4 a 8 de agosto, na cidade de Paraty, RJ. A iniciativa ficou conhecida como um dos principais festivais literários do Mundo e se caracteriza não só pela qualidade dos autores convidados, mas também pelo entusiasmo do público e pela hospitalidade da cidade.

Nos cinco dias de festa, a FLIP realiza cerca de 200 eventos, incluindo debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas, entre outros. Distribuem-se tais eventos em: FLIP Casa da Cultura, FlipZona e Flipinha.

A CIDADE FLUMINENSE

Paraty (também se grafa Parati) é município localizado ao Sul do Estado do Rio de Janeiro, mais exatamente na microrregião da chamada Baía da Ilha Grande, mesorregião Sul Fluminense. É, portanto, um dos pontos extremos do Estado. Em Paraty está a famosa praia de Trindade, na Vila de Trindade e a

também célebre Cabeça do Índio, ponta rochosa à beira-mar.

Parati, cidade colonial bem junto ao mar, entre dois rios, foi povoada inicialmente de 1533 a 1560. Em 1667, o Reino de Portugal a declarou politicamente emancipada. Virou, assim, uma Vila independente de Angra dos Reis, tornando-se depois sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil-Colônia. Hoje, tem cerca de 40 mil habitantes e é conhecida por suas atividades turísticas, culturais e intelectuais.

MAIORES INFORMAÇÕES:

Mirtes Waleska Sulpino (83) 9132-7970

Membro-fundadora da ABES (Associação Boqueirãoense de Escritores) e sua atual Presidente); Membro do IHGC (Instituto Histórico e Geográfico do Cariri Parahybano); Coordenadora da FLIBO (Feira Literária de Boqueirão); e mantenedora do blog “Versos Expressos” [http://mirteswaleska.blogspot.com].

Em tempo: Não se esqueça de visitar, de 18 a 21 de março próximo, a FLIBO - 1ª Feira Literária de Boqueirão [http://flibo2010.blogspot.com]

_______________

Monday, July 26, 2010

DA SÉRIE “ME ENGANA, QUE EU GOSTO!”...

Plush Round Belly Tiger 8 inches: Um tigre de pelúcia, com barriga arredondadamente pronunciada, fabricado pela empresa Fiesta Toys e disponível na Amazon.com

[Clique na foto para ampliá-la]


A VINGANÇA DOS PANÇUDOS NUM TEXTO CONCEBIDO

& ESCRITO POR UMA DOUTORA QUE SABE DAS COISAS...



NAMORE UM BARRIGUDINHO

(Palavras de uma Psicóloga Experiente)

por Carla Moura

[Se Você é Carla Moura e este texto não for seu, por favor nos avise, neste blog, para que possamos retirar a atribuição de autoria]


Tenho um conselho valioso para dar aqui: se você acabou de conhecer um rapaz, ficou com ele algumas vezes e já está começando a imaginar o dia do seu casamento e o nome dos seus filhos, pare agora e me escute!

Na próxima vez que encontrá-lo, tente disfarçadamente descobrir como é sua barriga.

Se for musculosa, torneada, estilo “tanquinho”, fuja!

Comece a correr agora e só pare quando estiver a uma distância segura.

É fria! Vá por mim.

Homem bom de verdade precisa, obrigatoriamente, ostentar uma barriguinha de chope. Se não, não presta.

Estou me referindo àqueles que, por não colocarem a beleza física acima de tudo (como fazem os malditos metrossexuais), acabaram cultivando uma pancinha adorável. Esses, sim, são pra manter por perto. E eu digo por quê.

Você nunca verá um homem barrigudinho tirando a camisa dentro de uma boate e dançando como um idiota, em cima do balcão. Se fizer isso, é pra fazer graça pra turma — e provavelmente será engraçado mesmo.

Já os “tanquinhos” farão isso esperando que todas as mulheres do recinto caiam de amores — e tenho dó das que caem.

Quando sentam em um boteco, numa tarde de calor, adivinha o

que os pançudos pedem pra beber? Cerveja! Ou Coca-Cola, tudo bem também. Mas você nunca os verá pedindo suco. Ou, pior ainda, um copo com gelo, pra beber a mistura patética de vodka com “clight” que trouxe de casa.

E você não será informada sobre quantas calorias tem no seu copo de cerveja, porque eles não sabem e nem se importam com essa informação. No quesito comida, os homens com barriguinha também não deixam a desejar. Você nunca irá ouvir um “Ah, amor, ‘Quarteirão’ é gostoso, mas você podia provar uma ’McSalad’ com água de coco”... Nunca! Esses homens entendem que, se eles não estão em forma perfeita o tempo todo, você também não precisa estar.

Mais uma vez, repito: não é pra chegar ao exagero total e mamar leite condensado na lata todo dia! Mas uma gordurinha aqui e ali não matará um relacionamento. Se ele souber cozinhar, então, bingo! Encontrou a sorte grande, amiga. Ele vai fazer pra você todas as delícias que sabe — e nunca torcerá o nariz quando você repetir o prato. Pelo contrário, ficará feliz.

Outra coisa fundamental: Homens barrigudinhos são confortáveis! Experimente pegar a tábua de passar roupas e deitar em cima dela. Pois essa é a sensação de se deitar no peito de um musculoso besta. Terrível!

Gostoso mesmo é se encaixar no ombro de um fofinho. Isto, sim, é que é conforto. E na hora de dormir de conchinha, então? Parece que a barriga se encaixa perfeitamente na nossa lombar — e tudo fica sensacional.

Homens com barriga não são metidos, nem prepotentes, nem donos do mundo. Eles sabem conquistar as mulheres por maneiras que excedem a barreira do físico. E eles aprenderam a conversar, a ser bem humorados, a usar o olhar e o sorriso pra conquistar. É por isso que eu digo que homens com barriguinha sabem fazer uma mulher feliz.

O DIA INTERNACIONAL DA BARRIGA está chegando! Você, homem, quem está cansado de lutar contra a balança, que se olha no espelho, vê aquela barriguinha e inveja o vizinho que gosta de andar peladão, mostrando o abdome bem definido etc — não fique triste!

Lembre-se de que o "palhaço malhador" ficou na academia por horas. Lembre-se de quantas cervas ele evitou; guloseimas nem pensar; e tudo isto pra quê? Prá ficar na frente do espelho se achando bonitão? Chega de viadagem! O mundo inteiro sabe que quem gosta de homem bonito são os viados. Mulher quer homem inteligente, carinhoso e fofinho. Por isto está sendo lançado o dia 5 de dezembro como o “Dia Internacional dos Barrigudos”.

Chega de ter a consciência pesada após beber aquela cervejinha ou degustar aquele vinho ou comer todos aqueles petiscos! Vamos lotar os bares e restaurantes! Vamos derrubar todas as cervas, vinhos, coca-colas e caipirinhas. Vamos comer aquela feijoada, macaxeira com charque, coxinhas e torresminhos. Vamos detonar aquela picanha gorda e o chantili com morangos. Chegou sua vez! Salada? É o carai! Nosso Lema: "Mais vale um barrigudinho bom de cama que um gostosão fracassado". Nosso ídolo? Homer Simpson. Nosso dia? Cinco de dezembro, o Dia Internacional dos Barrigud(inh)os.

E, finalmente, sem qualquer preconceito ou discriminação, mandamos um recado para Você, Sarado Gostosão: Enquanto você malha, sua namorada provavelmente está tomando cerveja num motel — justamente com um barrigudo!...

________________________________

Wednesday, July 07, 2010

DEZ ANOS DA MORTE DE ANTÔNIO BARRETO NETO


[Clique na foto para vê-la ampliada]

O superbem escrito cinema de Barretim


Evandro da Nóbrega

ESCRITOR, JORNALISTA, EDITOR

[http://druzz.blogspot.com]

[druzz@reitoria.ufpb.br]


Este artigo — publicado originalmente no jornal A União, de João Pessoa (PB) — é também reproduzido pelos seguintes URLs:

- Blog Cultural EL THEATRO, de Elpídio Navarro:www.eltheatro.com

- Portal PS OnLine, de Paulo Santos:www.psonlinebr.com

- Portal Literário RECANTO DAS LETRAS:http://recantodasletras.uol.com.br/autores/druzz

- Portal do Jornal A União On Line:www.auniao.pb.gov.br

- Blog DRUZZ ON LINE, de Evandro da Nóbrega:http://druzz.blogspot.com


O arbiter elegantiarum Petrônio Souto bem definiu o clima reinante na solenidade de lançamento. No artigo “Noite de emoções”, cravou El Soto: “Fazia tempo que não participava de evento tão emocionante. O lançamento do livro Cinema por escrito, que reúne textos primorosos de Barreto Neto sobre clássicos do Cinema, selecionados com carinho por Sílvio Osias, mexeu tanto comigo que o velho coração, já meio impreciso nas batidas, exigiu menos excesso, forçando minha saída à francesa, antes do encerramento da cerimônia”.

Foi assim, em resumo, o lançamento do livro Cinema por escrito - Crítica de filmes em A União. O título principal — Cinema por escrito — já é por si só um achado. A obra de Antônio Barreto Neto (1938-2000) reúne 65 textos críticos, contemplando todos os Grandes Mestres do Cinema e aparecidos neste jornal-universidade, A União, entre 1964 e 1980 — embora Barretim já escrevesse sobre Cinema desde 1960. Três textos adicionais dele complementam a antologia: um sobre Chaplin, de 1978; e dois, de 1981, sobre Gláuber Rocha. Pense num livro imperdível!

A obra foi lançada na noite da segunda-feira, 14 de junho, no totalmente lotado auditório principal da Fundação Casa de José Américo (FCJA). Não será preciso, aqui, dizer muito sobre a excelência da produção crítico-cinematográfica de Barretim, porque já o fizeram pessoas com as qualificações de Gonzaga Rodrigues, Sílvio Osias, Humberto “1 Berto” de Almeida, William Costa, Linaldo Guedes, Guilherme Lima, Ricardo Oliveira, Renato Félix e até Carlos Meira Trigueiro, em seu movimentadíssimo blog CMTrigueiro, da UOL!

Já com cerca de 30 referências em portais e sites brasileiros (inclusive no TioSam.net), a tendência do livro, lançado para marcar a passagem dos 10 anos de falecimento do Autor, é ser cada vez mais conhecido no país — e é este precisamente o escopo que presidiu sua realização. Além, naturalmente, de se tratar de homenagem à memória de um jornalista de mancheia, que evoluiu para o nível de escritor de superiores recursos e crítico de notável acuidade. Por isto é que a mantenedora do Twitter Rank, Graça Almeida, por exemplo, está “muito feliz: acabei de ganhar de Juca Pontes o livro Cinema por escrito, com criticas de filmes feitas por Barreto Neto para o jornal A União”.

Sempre contamos com ótimos críticos de Cinema. São exemplos, ligados ou não à Associação dos Críticos Cinematográficos, aos cineclubes, ao Borrão de Cinema: Linduarte Noronha, Rafael de Menezes, Walfredo Rodriguez, Vladimir Carvalho, Pedro Santos, Wil­ls Leal (que também fundou a Academia Paraibana de Cinema), Martinho Moreira Franco, Adalberto Barreto, Machado Bittencourt, Renato Félix, W. J. Solha, Alex Santos, dentre muitos outros — sem esquecer, obviamente, o extraordinário crítico literário e cinematográfico João Batista de Brito, para quem Barretim não foi só modelo, mas “quase uma musa”. Ainda de JBB: dentre todos os críticos cinematográficos da década de 1960, na Paraíba, quem mais se destacava era Barretim: “tinha o texto melhor e analisava com mais pertinência”.


Bom de conversa, ótimo em prosa, excelente na análise


Temos finalmente a aguardada coletânea com os principais artigos críticos de Barretim, selecionados pelo organizador e apresentador do volume, o jornalista e também crítico Sílvio Osias, Editor-Geral de A União e que o conheceu em meados de 1974. Para além de competente jornalista e editor, Osias é de quebra conhecido crítico musical & cinematográfico. E diz sobre a obra: trata-se de livro-síntese da contribuição de Barretim.

É também resultado da admiração pessoal; de uma dívida de gratidão; de um dever de amizade do organizador pelo autor dos artigos reunidos; e do intuito de resgatar para a atual e futuras gerações primorosos textos de um talentoso intelectual paraibano do século XX. Homem simples, permanentemente bem-humorado, com elevada cosmovisão, Barretim tinha muito em comum com o genial crítico britânico Samuel Johnson, tão bom de conversa como na prosa escrita.

Após montar o livro, Osias levou a idéia ao superintendente de A União, jornalista Nélson Coelho, que de imediato a encampou, mesmo porque demonstra sensibilidade ante os mais diversos projetos culturais — para que o jornal “viva um novo tempo, com as mudanças pelas quais está passando". O resultado é este belo produto saído das oficinas do órgão oficial do Governo do Estado, com a colaboração de, entre outros, o editor Juca Pontes; Mílton Nóbrega (capa e projeto gráfico); Martinho Sampaio (editoração eletrônica); Antônio Morais e Juliene Paiva Osias (revisão); Clélia Ramalho e Luzia Lima (pesquisa); Nílton Tavares (supervisão gráfica); Lauriston Pinheiro (marketing) — e, por fim, mas não em último lugar, Wellington Aguiar e Cristiano Machado, Diretores de A União.

Já lia muito quando se iniciou na vida como... ‘linotipista’ part-time da Livraria Nabuco, em Patos

Com agradecimentos especiais a Elza (viúva de Barreto Neto) e a seus filhos Taciana e Antônio Sérgio (advogado), Sílvio Osias também faz a apresentação do volume: “Ao Mestre, com carinho”.

As orelhas do livro ficaram a cargo do cronista e estilista Gonzaga Rodrigues, que se refere a Barretim, seu colega & amigo, como “o escritor que o Cinema escondeu”. E Gonzaga vai novamente na mosca: “A par de sua interação com o Cinema, ou acima disto, preexistia a cultura de fundo literário de Barreto”.

Em “dialeto” patoense, o coremense Barretinho era simplesmente Barretim. Tive o privilégio de conhecê-lo, em Patos, em fins da década de 1950, quando nem pensávamos em vir para João Pessoa. Barretim — exatamente como outro grande crítico paraibano, Jurandy Moura! — trabalhava parte do dia nas “oficinas” da Livraria Nabuco, de propriedade do também saudoso professor Antônio do Vale, nosso lente de Português no Colégio do monsenhor Manoel Vieira e dono da maior e mais potente supermotocicleta importada (americana) das Espinharas. Essa livraria, além de vender livros e materiais escolares, também dispunha de pequena gráfica, de onde saíam impressos os mais diversos: jornais de festa, textos de interesse da Diocese, “volantes”, cartões de visita, “santinhos”, “convites” de falecimento e de sétimo dia. Nos fundos da casa, Barretim, como Jurandy Moura, operava uma espécie de rudimentar linotipo. E aí igualmente tinha oportunidade de ler muito.

Não só por se haver iniciado numa livraria de Patos, Barretim continuou assíduo frequentador de bookstores & bibliotecas, em João Pessoa e alhures. Sílvio Osias o conheceu na Livraria do Bartolomeu. Meu último e animadíssimo encontro com ele se deu também numa livraria, a do igualmente saudoso Pontes da Silva, quando Barretim já se achava bastante combalido pela doença e acabara de sair de sério e prolongado tratamento. Mas o bom-humor e o interesse por tudo continuavam os mesmos.

Ao longo da vida, foi guardando precioso arquivo sobre os mais impensáveis temas. De modo que, ao se livrar de certas obrigações profissionais, prosseguiu como crítico de cinema, mas também funcionava como redator especial de A União, escrevendo sobre os mais inesperados assuntos — sempre com graça, estilo, elegância.

Agora, o lançamento do livro demonstra o inegável apoio que A União, neste e noutros empreendimentos, vem recebendo do secretário da Educação e Cultura, professor Sales Gaudêncio; do secretário-executivo de Cultura, David Fernandes; da secretária de Comunicação estadual, jornalista Lena Guimarães; do secretário-executivo da Secom-PB, jornalista Genésio de Souza Neto; e dapresidente da FCJA, Dra. Letícia Maia — além, naturalmente, do Governador do Estado.

__________________________

"REVISTA DA PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO DA PARAÍBA"


[Clique na foto para vê-la ampliada]


O journal paraibano da advocacia pública


Domingo, 25 de junho de 2010


Já está em seu segundo número a Revista da Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba, instituída pela atual Administração desde dezembro de 2009


Evandro da Nóbrega
ESCRITOR, JORNALISTA, EDITOR
http://druzz.blogspot.com
druzz@reitoria.ufpb.br


Este artigo — publicado originalmente no jornal A União, de João Pessoa (PB) — é também reproduzido pelos seguintes URLs:

- Blog Cultural EL THEATRO, de Elpídio Navarro: www.eltheatro.com

- Portal PS OnLine, de Paulo Santos: www.psonlinebr.com

- Portal Literário RECANTO DAS LETRAS: http://recantodasletras.uol.com.br/autores/druzz

- Portal do Jornal A União On Line: www.auniao.pb.gov.br

- Blog DRUZZ ON LINE, de Evandro da Nóbrega: http://druzz.blogspot.com


Desde dezembro de 2009 que a Advocacia Pública da Paraíba dispõe de um journal especializado no qual publicar artigos de seu interesse (e do interesse específico dos meios jurídicos e da comunidade em geral). Trata-se daRevista da Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba, cujo número 2 vem de ser lançado pelo Procurador-Geral José Edísio Simões Souto, que concretizou sonho antigo dos Procuradores estaduais: ter seu próprio veículo de comunicação teórico-jurídico.

Como toda publicação de respeito, a nova revista conta com um ISSN (International Standard Serial Number): 21767440. Além disto, todos os seus números (anteriores e posteriores) estarão sendo colocados on line, no formato .pdf, tão logo se verifiquem corrigidos senões ainda presentes nosite da PGE-PB. Desde dezembro, quando saiu o número inaugural da Revista, surgem manifestações elogiosas a este novel journal jurídico brasileiro, oriundas dos mais diversos Estados da Federação e até do Exterior. Não é de admirar, haja vista a qualidade dos artigos publicados. Neste segundo número, por exemplo, além da Mensagem inicial do Procurador-Geral, há na parte de Doutrina artigos como os dos Procuradores do Estado:

Dr. Carlos Arthur de Almeida Baptista Ferreira Pereira ("Agências reguladoras, poder normativo e ilegalidade: O caso da delimitação do rol de beneficiários de royalties de gás natural");

Dr. Gustavo Nunes Mesquita ("Dano moral coletivo: Aceitabilidade, conceitos, funções e Fazenda Pública");

Dr. Lúcio Landim Batista da Costa ("A lei complementar nacional como pressuposto necessário para a instituição dos impostos no Brasil");

Dr. Pablo Dayan Targino Braga ("Concessão de direito real de uso como meio de preservação do Patrimônio Público e instrumento de promoção dos interesses coletivos: Uma análise comparativa em face da alienação por compra e venda de bens públicos em projetos de irrigação");

Dr. Sérgio Roberto Félix Lima ("Da relativização da aplicação da Súmula 431 do STJ [‘É ilegal a cobrança de ICMS com base no valor da mercadoria submetido ao regime de pauta fiscal’] diante das peculiaridades do caso concreto").

Na parte das Peças Processuais, encontra-se uma Ação Cível originária ajuizada pela PGE-PB junto ao STFederal, de autoria dos Drs. Renovato Ferreira de Souza Júnior & Carlos Arthur de Almeida Baptista Ferreira Pereira.

Outros pontos altos, na parte dos Pareceres da Revista da Procuradoria-Geral, são os textos:

da Dra. Hamanda Rafaela Leite Ferreira ("Parecer sobre a aplicabilidade da Lei Estadual no. 7.668/2004 frente à Resolução no. 004/2009 e consequentes instruções normativas da Anvisa"); e

do Dr. Leonardo Ventura Maciel ("Parecer no. 01/2010-PGE-PB sobre Previsão Orçamentária e Honorários Advocatícios").

Este último tema é também objeto de outro texto: o da Ata de mais uma reunião extraordinária do Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba justamente para discutir o polêmico assunto.

Governo dá total apoio à iniciativa

Com total apoio do Governador do Estado, a Revista da PGE-PB foi concretizada pela Procuradoria-Geral da Paraíba, graças a Resolução aprovada por seu Conselho Superior. Este Conselho, presidido pelo Procurador-Geral Edísio Souto, é integrado por outros membros natos: os Procuradores Ariano Wanderley da Nóbrega Cabral de Vasconcelos (Procurador-Geral Adjunto); Marcos de Assis Holmes Madruga (Procurador Corregedor); e Francisco de Assis Camelo, presidente da ASPAS (Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba).

Não poderia ter sido mais auspiciosa a ocasião escolhida pelos que fazem a Procuradoria-Geral do Estado e sua Revista para o lançamento do segundo número da publicação. Ela foi oficialmente levada ao público durante a sessão noturna de 10 de junho próximo passado do 14o. Congresso Brasileiro de Advocacia Pública, que se realizou no Hotel Caiçara, de João Pessoa, entre os dias 7 e 11, a fim de tratar do tema "Advocacia Pública no Século XXI - Na busca da efetivação dos Direitos Sociais Difusos e Coletivos".

Este Congresso foi organizado, na Paraíba, pela Procuradora Sanny Japiassu, que, por designação do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública, presidiu sua Comissão Organizadora. Entre muitas outras coisas boas, o Congresso representou uma homenagem ao ministro Antônio Herman Benjamin, paraibano integrante do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Pouco antes do lançamento da Revista, a nata do mundo jurídico paraibano pôde ouvir uma importante e lúcida conferência do Dr. Luiz Edson Fachin, professor titular de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná.

Mas outras expressões nacionais do Direito encontravam-se presentes à conferência e participaram, logo em seguida, do lançamento da Revista, a exemplo do grande jurista brasileiro Dalmo de Abreu Dallari. Foi para essa seleta platéia que também discursou o Procurador-Geral Edísio Souto, lançando o segundo número da Revista da PGE-PB — tendo a Chefia de Gabinete da Procuradoria-Geral providenciado a distribuição, para todos os presentes, de um pacote com os dois números já surgidos — não só o segundo, mas tambémo primeiro.

No frontispício, a Revista traz a frase Scripta, sicut monumenta, manent; verba, sicut ventus, volant — uma das formas que tomou um antigo ditado dos romanos para significar que os escritos, como os monumentos, permanecem, e que, de modo diverso, as palavras, como os ventos, voam e se perdem.

Publicação reúne importantes contribuições de grandes nomes paraibanos no campo do Direito

Na Mensagem inicial, que abre a publicação, diz o Procurador-Geral Edísio Souto, entre outras observações pertinentes, que, "para a criação da Revista, o Conselho de Procuradores levou em conta, especialmente, a necessidade de a Procuradoria contribuir para com a Cultura jurídica estadual, regional e nacional, noutra demonstração de sua importância na defesa dos interesses do Estado. Tomaram-se em consideração, ainda, os benefícios hauridos da produção científica, através da participação de Procuradores e autoridades convidadas, tendo como fim precípuo o incentivo ao debate sobre temas jurídicos os mais relevantes, principalmente os que guardam pertinência com a Advocacia Pública".

"Como frisamos na edição anterior", prossegue o Procurador-Geral, "era a Paraíba, ademais, um dos poucos Estados que, no conjunto das Unidades Federativas do Brasil, ainda não contava com uma publicação deste gênero — e isto quando se sabe que os Senhores Procuradores conterrâneos têm plenas condições técnicas e intelectuais de contribuir com artigos, peças processuais e pareceres, oxigenando as discussões sobre variados e importantes assuntos.

— Esta Revista, ao chegar a seu segundo número, primando sempre por um conteúdo de alto nível — afirma ainda o Dr. Edísio Souto — está procurando engrandecer, portanto, nossa literatura jurídica e o próprio desenvolvimento do Estado, como um todo, dentro dos superiores propósitos da atual Administração.

Nesta edição, como sempre magnificamente impressa na Gráfica Santa Marta (uma das mais importantes da América Latina), outros highlights vão por conta de dois novos Pareceres importantes, da respectiva autoria dos procuradores Leonardo Ventura Maciel e Hamanda Ferreira, e da nova legislação estadual alusiva ao Regimento Interno da Corregedoria da Procuradoria-Geral do Estado e do Regimento da Câmara de Ética e de Disciplina da Corregedoria-Geral da mesma PGE-PB.

Como disse o Procurador-Geral: "Que esta Revista da Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba continue a ser um periódico ou journal de inegável interesse não apenas para os Procuradores e Assessores Jurídicos, mas para todos os operadores do Direito em nossa terra. E, por que não dizer, até de outros Estados".

A Revista — com periodicidade semestral — foi criada pela Resolução n°. 02, do Conselho de Procuradores do Estado, em reunião de 26 de agosto de 2008, alterada posteriormente pela Resolução n°. 02/2009.

Por último, assinale-se que o Editor-Executivo da Revista da Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba é este escriba que vos tecla — em associação com o grande editor paraibano Heitor Cabral, das Edições Linha d’Água.

________________________