Friday, July 30, 2010

BOQUEIRÃO (PB) EM PARATY (RJ)


Os livros a serem levados a Paraty pelas duas paraibanas de Boqueirão

(Clique na foto para ampliá-la)


ESCRITORAS DE BOQUEIRÃO PARTICIPAM DA OITAVA EDIÇÃO DA FLIP - FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY


Evandro da Nóbrega

ESCRITOR, JORNALISTA, EDITOR

[http://druzz.blogspot.com]

[druzz@reitoria.ufpb.br]


Mirtes Waleska Sulpino Oliveira [mwaleska19@hotmail.com] mandou este material para Maria Luiza Duarte de Melo [maisa@pb.sebrae.com.br], do setor cultural do SEBRAE/PB, que, por seu turno, o reenviou para mim, entre muitos outros — e, agora, depois de refundir o texto um pouco, acrescentando alguma coisa, estou repassando-o a quem interessar possa. O título já é bastante informativo, dispensando-me de redigir um nariz-de-cera:

As escritoras Mirtes Waleska Sulpino e Jane Luiz Gomes, membros-fundadoras da ABES (Associação Boqueirãoense de Escritores), foram convidadas a participar da oitava edição de uma das maiores Feiras Literárias da América Latina, a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty).

Durante a festa, as representantes paraibanas participarão de Saraus Poéticos e ainda apresentarão seus respectivos livros: "Versos expressos" [Mirtes Waleska] e "Eu de mim" [Jane Luiz], lançados em 2008, além da coletânea poética “Novos poetas do Cariri paraibano”. Quanto a este, trata-se de um livro de poemas dos escritores que fazem parte da ABES, lançado durante a FLIBO (Feira Literária de Boqueirão), em março do corrente ano.

PRÓXIMA FLIBO

As duas escritoras, além de participarem dos momentos literários da Festa em Paraty, irão divulgar — juntamente com o Secretário de Cultura, Erasmo Rafael da Costa — o material sobre a realização da próxima FLIBO, prevista para ocorrer na segunda quinzena de março de 2011.

Para a Presidente da ABES, Mirtes Waleska Sulpino, “este convite [de Paraty para as duas escritoras] vem ressaltar a importância do trabalho que nossa associação vem desenvolvendo com a Literatura, especialmente com a Poesia, na região polarizada por Boqueirão. Em verdade, estamos recriando o prazer da leitura, que estava um pouco esquecido, além, é claro, de divulgar nossos escritores”.

Já o secretário Erasmo Rafael destacou que “Boqueirão vem vivendo momento importante, com um crescente desenvolvimento artístico-cultural, que primeiro começou com o Balaio Cultural e, no corrente ano, teve a felicidade de realizar a primeira Feira Literária, uma das primeiras do Estado”.

EM PARATY, RJ

A FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) realiza este ano sua oitava edição, tendo como tema “Gilberto Freyre: o Brasil como personagem”.

Essa Festa realiza-se de 4 a 8 de agosto, na cidade de Paraty, RJ. A iniciativa ficou conhecida como um dos principais festivais literários do Mundo e se caracteriza não só pela qualidade dos autores convidados, mas também pelo entusiasmo do público e pela hospitalidade da cidade.

Nos cinco dias de festa, a FLIP realiza cerca de 200 eventos, incluindo debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas, entre outros. Distribuem-se tais eventos em: FLIP Casa da Cultura, FlipZona e Flipinha.

A CIDADE FLUMINENSE

Paraty (também se grafa Parati) é município localizado ao Sul do Estado do Rio de Janeiro, mais exatamente na microrregião da chamada Baía da Ilha Grande, mesorregião Sul Fluminense. É, portanto, um dos pontos extremos do Estado. Em Paraty está a famosa praia de Trindade, na Vila de Trindade e a

também célebre Cabeça do Índio, ponta rochosa à beira-mar.

Parati, cidade colonial bem junto ao mar, entre dois rios, foi povoada inicialmente de 1533 a 1560. Em 1667, o Reino de Portugal a declarou politicamente emancipada. Virou, assim, uma Vila independente de Angra dos Reis, tornando-se depois sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil-Colônia. Hoje, tem cerca de 40 mil habitantes e é conhecida por suas atividades turísticas, culturais e intelectuais.

MAIORES INFORMAÇÕES:

Mirtes Waleska Sulpino (83) 9132-7970

Membro-fundadora da ABES (Associação Boqueirãoense de Escritores) e sua atual Presidente); Membro do IHGC (Instituto Histórico e Geográfico do Cariri Parahybano); Coordenadora da FLIBO (Feira Literária de Boqueirão); e mantenedora do blog “Versos Expressos” [http://mirteswaleska.blogspot.com].

Em tempo: Não se esqueça de visitar, de 18 a 21 de março próximo, a FLIBO - 1ª Feira Literária de Boqueirão [http://flibo2010.blogspot.com]

_______________

No comments: