Tuesday, March 29, 2005

INAUGURAÇÃO DA TV-UFPB

Na inesquecível noite desse dia 17 de fevereiro de 2005, todos os que se achavam no grande coquetel realizado na Sonho Doce Recepções queriam posar para uma foto ao lado do Reitor Rômulo Soares Polari, da vice-Reitora Iara Matos, do vice-Prefeito Manuel Júnior (representante do Prefeito Ricardo Coutinho), do multimídia José David Campos Fernandes, do multiinformático Mário Assad — enfim, ao lado dos principais envolvidos na histórica inauguração da TV-UFPB, que desde o dia 18 passou oficialmente a ser sintonizada no canal 22 da BigTV, através do sinal da Rede Futura, da TV Globo. A TV-UFPB vinha funcionando experimentalmente neste mesmo endereço televisivo.

Quem sabe não seja este o maior acontecimento de 2005 na vida universitária paraibana. Ou talvez devêssemos dizer igualmente nas áreas cultural, comunicacional, científica... Primeiramente, trata-se da concretização de sonho longamente acalentado por várias gerações de dirigentes, professores, cientistas, pesquisadores, funcionários, jornalistas, fotógrafos e outros especialistas da Universidade Federal da Paraíba. O último ato do antecessor de Polari, Reitor Jáder Nunes de Oliveira, foi mui significativamente inaugurar moderno Pólo Multimídia, com equipamentos (câmaras, ilhas de edição, som etc) dignos de uma emissora televisiva de Primeiro Mundo.

Entusiasmado com as possibilidades do Pólo Multimídia, o atual Reitor Rômulo Polari prosseguiu dando todo apoio a David Fernandes, Mário Assad e demais membros da equipe. Uma série de providências, demandando tempo e árduo trabalho, resultou na parceria que ora se inicia entre a UFPB, o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho; bancos como o Banespa; iniciativa privada; entidades comunitárias; e, “last, not least”, a Assessoria de Comunicação Social da UFPB e o Departamento de Comunicação do CCHLA, cujos alunos e professores terão mais um espaço para treinamento e estágios.

Em inícios da noite da quinta-feira, na Sonho Doce Recepções — ao cessarem os acordes do Brazilian Trombone Ensemble, do genial Radegundes Feitosa e sua trupe de excepcionais músicos, e antes de se iniciarem os comes-e-bebes do coquetel propriamente dito —, o gerente geral da BigTV na Paraíba, João Vieira, foi à tribuna para cumprimentar a UFPB. Dispõe ela, agora, do primeiro e pelo menos até agora único canal universitário do Brasil na Rede Futura. Para Vieira, a decorrente e frutífera troca de conhecimentos tecnológicos não beneficiará apenas o Sul/Sudeste, mas igualmente a Paraíba e o Norte/Nordeste. Por seu turno, a Rede Futura é o único canal educativo do Mundo sustentado pela iniciativa privada.

Jaime Campos, gerente geral do Banespa em João Pessoa, também parabenizou o Estado por contar agora com um empreendimento deste vulto, com o apoio do Banespa e outros bancos, além da colaboração da iniciativa privada.

David Fernandes lembrou que “o impossível a gente faz; já o milagre demora um pouquinho, mas acaba saindo”, para referir-se à árdua e progressiva superação das dificuldades encontradas na concretização da TV-UFPB, em especial por se tratar de empreendimento baseado em princípios éticos. Explicou que o Pólo Multimídia — ora envolvendo o trabalho de mais de 200 pessoas, inclusive alunos do Departamento de Comunicação — ajudará a UFPB a enxergar melhor a sociedade e vice-versa.

A gerente geral do Canal Futura, Lúcia Araújo, considera o trabalho da TV-UFPB uma autêntica mobilização comunitária. Além do mais, trata-se de um canal do Conhecimento — um pólo que produz o Saber, mostrando o que de melhor se realiza não só na comunidade universitária, mas também na comunidade paraibana em geral.

Segundo a Dra. Lúcia, cabe à TV-UFPB e ao Canal Futura, “esta vitrine de baixo custo”, o privilégio de levar a todo o País o Conhecimento produzido na Universidade; a Cultura local; as realizações da Extensão Comunitária; os materiais didáticos (que não são um fim em si mesmos, mas uma maneira de levar esse Conhecimento às populações brasileiras); os resultados das pesquisas científicas (como acaba de ocorrer no Globo Ciência)...

Como o Futura, a TV-UFPB embasa-se em quatro princípios gerais: a ética, o espírito de empreendedorismo, o sentido comunitário das ações e o pluralismo. Trabalha com o “ordinário, o invisível”, o que normalmente não se vê na tela da TV comum. Dá igual atenção a “todos os sotaques” do País. Não é uma simples rede de televisão, mas uma “rede comunitária”, que a UFPB agora ajudará a fortalecer.

Com seus educadores especializados, o Canal Futura está presente em milhares de escolas em todo o País e une seus esforços aos de 12 mil instituições das mais diversas áreas (hospitais, creches, escolas, presídios, bibliotecas, associações comunitárias, bancos, movimentos sociais, assentamentos, cooperativas populares, artesanatos etc etc etc). Entre as atrações da TV-UFPB (como se deduz de suas criativas vinhetas), teremos debates, fóruns, noticiário, divulgação científica, concertos, além de atrações nos campos da História, Música, Língua Portuguesa, Literatura, Poesia, Terceira Idade, Botânica e Ecologia, Física e Química...

Neste contexto, a TV-UFPB — que também conta com o inteiro apoio de autoridades como Lúcia de Fátima Guerra Ferreira (Prac/UFPB) e José Rômulo Gondim de Oliveira (Cefet-PB) — não “apenas” nos brindará a todos com autênticas aulas eletrônicas, penetrando de rijo nas escolas públicas, com “audiência dirigida”. Da mesma forma mostrará à comunidade o que realiza a UFPB em seus mais diversos setores, nas três áreas do Conhecimento, em seus centros, departamentos, núcleos, laboratórios. Terá um “Fórum Idéias”, uma “Conexão Ciência”, transmitirá o conteúdo do Canal Futura — e até já elaborou um programa especial, o “Cordel da Moça Feia”. Em março, teremos diariamente, sempre às 19 h, de segunda a sexta-feira, o “Jornal da UFPB”, referido com ênfase no próprio discurso do Reitor Polari.

A mais nova TV universitária do País, com sua programação local produzida pelo Pólo Multimídia da UFPB, será enfim um dos trunfos do Reitor Polari em seu confessado esforço de transformar a Universidade Federal da Paraíba numa das mais importantes instituições federais de Ensino Superior do Norte e Nordeste do País. O Reitor tem a mesma visão de David Fernandes e Mário Assad: com o surgimento da TV-UFPB — para além do suporte que prestará à televisão convencional — abrem-se novas e insuspeitadas perspectivas de experimentos inovadores nas áreas da TV de alta definição, pesquisas ópticas e aperfeiçoamento, via Tecnologia da Informação, do próprio conceito do sistema televisivo do País. Será o impossível e o milagre concretizando-se diariamente, a uns 30 quadros-por-segundo...

No comments: