Thursday, May 19, 2011

MEMORIAL VIRTUAL DO JUDICIÁRIO PARAIBANO


________________



UM MUSEU ON LINE
Esta é a página inicial do Memorial Virtual do Judiciário Paraibano, que será inaugurado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, no próximo dia 26 de maio. Com seu próprio URL, o Memorial será hospedado na Internet pela Diretoria de Tecnologia da Informação do TJPB e poderá ser acessado também a partir do Portal Institucional On Line do Poder Judiciário da Paraíba. O Memorial Virtual estará em permanente construção e novos itens irão sendo acrescentados periodicamente. Todos os detalhes estão na notícia abaixo. [Clique na foto para ampliá-la]
________________




OUTRA OBRA HISTÓRICA
Capa do livro do desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, a ser lançado também na solenidade em que a Presidência do TJPB apresentará aos paraibanos o Memorial Virtual do Judiciário.


________________


NA TERCEIRA ETAPA DAS COMEMORAÇÕES PELOS 120 ANOS DE SUA INSTALAÇÃO OFICIAL, TJPB INAUGURA MEMORIAL VIRTUAL DO JUDICIÁRIO PARAIBANO E LANÇA NOVA OBRA HISTÓRICA





Duas atividades principais marcam a solenidade de abertura da terceira etapa das comemorações pela passagem, neste ano, do centésimo-vigésimo aniversário de instalação oficial do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. A cerimônia ocorrerá — sob a presidência do Chefe do Poder Judiciário, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos — a partir das 17 h desta quinta-feira, 26 de maio, no Salão Nobre do Palácio da Justiça, sede do Poder Judiciário e do TJPB.

Uma dessas atividades será o lançamento do livro Personalidades do mundo jurídico e político (Último volume de uma trilogia), do desembargador, escritor e historiador Marcos Cavalcanti de Albuquerque. A obra e seu autor serão apresentados pelo Professor Doutor José Loureiro Lopes, Reitor do UNIPÊ (Centro Universitário de João Pessoa). O livro é publicado pelas Edições do TJPB, na prestigiosa Coleção “Memória do Judiciário Paraibano”.

Pertencente ao Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e autor de várias obras, especialmente na linha historiográfica, o desembargador Marcos é também presidente da Comissão (Permanente) de Divulgação e Jurisprudência do Tribunal paraibano e da Comissão Especial de Alto Nível constituída pelo desembargador-presidente Abraham Lincoln para coordenar as festividades dos 120 anos do TJPB. 

MEMORIAL VIRTUAL
Precedendo o lançamento do livro, haverá outra atividade de destaque na abertura da terceira etapa das festividades: o lançamento do Memorial Virtual do Judiciário Paraibano, uma espécie de museu on line apresentando a riqueza histórica, jurídica, literária, artística, arquitetônica — enfim todos os bens culturais acumulados pela Magistratura paraibana nestes 120 anos de existência da mais alta Corte de Justiça do Estado.

A idéia de se lançar este Memorial Virtual foi do próprio desembargador Marcos Cavalcanti, presidente da Comissão Especial dos 120 Anos do Tribunal. Depois de aprovada, à unanimidade, pelos membros deste colegiado, a sugestão foi também aceita, com elogios, pelo desembargador-presidente Abraham Lincoln, que, durante a solenidade deste dia 26, vai assinar Ato da Presidência do TJPB instituindo oficialmente o Memorial Virtual, com sua respectiva equipe.

TRÊS PROJETOS
Com vistas à elaboração do Memorial Virtual do Judiciário Paraibano, a presidência da Comissão Especial e seus integrantes aprovaram seguidamente três projetos:

1) o Projeto Gráfico, de autoria do designer visual Mílton Nóbrega;

2) o Projeto Técnico, de autoria do analista de sistemas João Paulo Fechine Sette, representante da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJPB, por indicação de seu diretor, o Dr. José Augusto de Oliveira Neto; e

3) o Projeto de Conteúdos, que, por decisão da Comissão Especial, ficou a cargo do escritor Evandro da Nóbrega, membro deste colegiado, assessor da Presidência do Tribunal e editor do informativo Judiciarius.

Para a Comissão Especial escolher Evandro da Nóbrega como responsável pela inserção dos conteúdos no Memorial Virtual pesou, sobretudo, sua experiência on line: depois de haver sido por muitos anos editor-geral de O Norte, foi também editor do primeiro Caderno de Informática e Internet surgido na Paraíba (suplemento deste jornal e do Diário da Borborema). Além disto, este editor mantém blogs e outras atividades permanentes na Rede Mundial de Computadores (Blogger, WordPress, Twitter, Facebook, Orkut, Sonico, Skype, Hi5, LinkedIn, QuePasa, SlideShare, Esquina das Letras, Fóruns diversos, no Brasil e no Exterior etc). 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Em nome da Presidência do Tribunal e da Presidência da Comissão Especial dos 120 Anos do TJPB, o diretor José Augusto de Oliveira Neto, da DITEC (Diretoria de Tecnologia da Informação), e o editor Evandro da Nóbrega, assessor da Presidência do TJPB e autor do Projeto de Conteúdo, apresentarão conjuntamente o Memorial Virtual ao público, logo depois da assinatura do Ato da Presidência que institui este novo espaço nobre na Web.

É a DITEC que vai hospedar, na Internet, o novo Memorial on line, a partir inclusive de um link no Portal Institucional do Poder Judiciário da Paraíba. Esta apresentação do Memorial, que tomará pouco tempo, deveria ser feita pelo analista de sistemas João Paulo Fechine Sette. Mas compromissos inadiáveis em Recife (PE) o impedem de estar presente à solenidade, de modo que será substituído pelo próprio diretor da DITEC, com apoio do autor do Projeto de Conteúdo.  

COMO SERÁ NO FUTURO
Já o responsável pelo Núcleo de TV da Gerência de Comunicação do TJPB, cinegrafista Pedro Medeiros Dantas, demonstrará, também em poucos minutos, como pode ser o Memorial Virtual em futuro próximo, com o uso de novas técnicas e recursos, como o da “fotografia de 360 graus”, por vezes impropriamente chamada “fotografia panorâmica”.

Usando lentes e outros equipamentos fotográficos apropriados, além de programas de computador especializados, as técnicas de WFP (Wide Format Photography ou Fotografia de Amplo Formato) ou de APS (Advanced Photo System ou Sistema de Fotografia Avançada) permitem ao interessado ver todos os ângulos de um ambiente (ou paisagem), sucessivamente acima, abaixo, à direita, à esquerda (ou em qualquer ordem), em campos e ângulos de visão bem mais longos e/ou ampliados que o normal. 

COMISSÃO ESPECIAL
Instituída em inícios de fevereiro do corrente ano pelo atual Chefe do Poder Judiciário, desembargador-presidente Abraham Lincoln da Cunha Ramos, a Comissão Especial dos 120 Anos do TJPB é presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque. Além disto, vê-se integrada pelos seguintes membros:

·        os desembargadores Arnóbio Alves Teodósio e José Ricardo Porto (titulares), além dos membros suplentes (a desembargadora Maria das Neves do Egito de Araújo Duda Ferreira e os desembargadores João Alves da Silva e Romero Marcelo da Fonseca Oliveira);

·        o Dr. Márcio Roberto Soares Ferreira, ex-Secretário-Geral da Corte de Justiça;

·        o historiador e escritor Itapuan Botto Targino, Diretor de Informação Institucional do TJPB;

·        o editor Evandro da Nóbrega;

·        o historiador Humberto Cavalcanti de Mello; e

·        o Dr. Umbelino Peregrino de Albuquerque, dirigente local do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

DISTRIBUIÇÃO DE PUBLICAÇÕES
Ao final da solenidade desta quinta-feira, 26 de maio, serão distribuídos o livro do desembargador Marcos Cavalcanti e o quarto número do informativo Judiciarius, órgão de divulgação do Poder Judiciário da Paraíba.

Como sempre, esta edição de Judiciarius trará, além do noticiário em geral da Corte de Justiça, novos materiais históricos sobre a trajetória do TJPB nestes 120 anos de existência.

APOIO DA PRESIDÊNCIA
O presidente do TJPB, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, reiterou seu apoio à Comissão Especial, por ele instituída para elaborar toda a programação das comemorações no ano do 120º aniversário, durante todo este ano de 2011.

— Estamos avançando do processo de virtualização do processo judicial e de informatização de todo o Judiciário paraibano — disse o desembargador-presidente — Ao mesmo tempo, agimos no sentido de preservar nossa História, por intermédio de todo um trabalho de resgate de sua memória.

UMA FONTE DE PESQUISAS
Já o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Comissão Especial dos 120 Anos do TJPB, destacou a importância do Memorial Virtual do Judiciário Paraibano, não só como um elemento importante para esse resgate da memória das ações da Magistratura estadual, mas também como fonte de pesquisa acadêmica, que ficará à disposição da sociedade de forma permanente.

A criação e o conteúdo do memorial do Poder Judiciário tem a contribuição de todos os membros da Comissão, no entanto, coube ao assessor da Presidência, membro da comissão e escritor Evandro da Nóbrega, a pesquisa para consolidação do conteúdo final, que será disponibilizado no Memorial Virtual (memorialvirtual.tjpb.jus.br). Já os trabalhos técnicos e a programação visual da página foram de responsabilidade do assessor técnico do TJ, João Paulo Fechine Sette.

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO
A solenidade desta quinta-feira, 26 de maio, assinala a abertura da terceira etapa das festividades. Já a quarta etapa das comemorações pelos 120 anos do TJPB será aberta a 30 de junho próximo, no mesmo local (Salão Nobre do Palácio da Justiça) e horário (17 h). Entre as iniciativas marcadas para essa data de junho, encerrando as solenidades do primeiro semestre, encontram-se:

·        a reabertura do Museu e Cripta de Epitácio Pessoa, no subsolo do Palácio da Justiça, com restauração total realizada pela atual Administração do TJPB (é neste local que se encontram os restos mortais do grande presidente brasileiro e de sua esposa Mary Sayão Pessoa, além de copioso acervo fotográfico e de objetos que pertenceram ao único paraibano a presidir o Brasil);

·        uma conferência do professor de Direito, procurador do Tribunal de Contas do Estado e escritor Marcílio Franca, que falará sobre Epitácio Pessoa como jurista de fama internacional.

·        lançamento do livro A cegueira da Justiça: Diálogo iconográfico entre Arte e Direito, de autoria do professor de Direito, procurador do TCE-PB e escritor Marcílio Franca (a obra e seu autor serão apresentadas ao público pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque);

·        distribuição do quinto número do informativo Judiciarius, órgão de divulgação oficial da informação impressa do Poder Judiciário estadual.

______________________

No comments: