Tuesday, November 25, 2014

A INQUISIÇÃO, POR GUILHERME GOMES DA SILVEIRA D’AVILA LINS



__________________



Uma das formas prediletas de a Inquisição matar, no capítulo dos autos de fé, era esta: queimar pessoas vivas, como a "feiticeira" ou "bruxa" da ilustração acima. [Clique na foto, please, para ampliá-la]  
__________________



Fanáticos inquisitoriais aplicando sua infame "tortura da roda" a um "herege", que, dessa forma, tinha os ossos deslocados uns dos outros, com terríveis dores e sequelas permanentes, quando cedo não lhe advinha a morte.[Clique na foto, please, para ampliá-la]
__________________




O médico e historiador Guilherme Gomes da Silveira d’Avila Lins, um dos maiores especialistas mundiais em História Colonial do Brasil. [Clique na foto, please, para ampliá-la]
__________________


IMPERDÍVEL: UMA PALESTRA DO DR. GUILHERME D'AVILA LINS, NO IHGP, SOBRE A INQUISIÇÃO NA PARAÍBA DO SÉCULO XVI — E SUA RECRUDESCÊNCIA NO SÉCULO XVIII

por Evandro da Nóbrega,
escritor, jornalista, editor
[druzz.judiciario@gmail.com]



Se Você tem algum compromisso marcado para as 17 h da próxima sexta-feira, 28 de novembro corrente, faça como eu: desmarque-o.
Pois é justamente nesse dia e hora que o médico, historiador e acadêmico Guilherme Gomes da Silveira d'Ávila Lins estará proferindo conferência, na sede do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico Paraibano) sobre "A Inquisição na Paraíba no Final do Século XVI e sua Recrudescência no Século XVIII". E Você, claro, não vai querer perder isto por nada no Mundo, não é mesmo?
Para que não haja dúvidas sobre o local da palestra: a sede do IHGP fica na Rua Barão do Abiaí, 64, centro de João Pessoa. A sessão será dirigida pelo presidente da entidade, historiador Joaquim Osterne Carneiro, e secretariada pelo historiador Adauto Ramos.

Uma das Maiores Autoridades
Deverão estar presentes não apenas os sócios efetivos do Instituto Histórico, mas também o público em geral, especialmente as pessoas interessadas neste atrativo tema da História Colonial luso-brasileira, a Inquisição (não apenas a do Santo Ofício, como também aquela mais do braço secular, adotada pelo Estado, seja na Espanha, seja em Portugal).
E o Dr. Guilherme Gomes da Silveira d'Avila Lins é reconhecidamente, sem favor algum, um dos maiores especialistas mundiais em História Colonial do Brasil. Além de já haver publicado grande número de livros, é sócio correspondente do IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro) e realiza frequentemente, no IHGP ou na Academia Paraibana de Letras, de que igualmente é membro, seminários sobre candentes (e polêmicos) temas da História.

Num Congresso Internacional
Esta mesma palestra, ele a apresentou recentemente, a convite, em Recife, na UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco, durante a realização do II Congresso Internacional de Antropologia e História da Religião: Inquisição, Inquisições (Recife, 6 a 9 de outubro de 1914).
Como foi destacou no II Congresso Internacional, na capital pernambucana, "a História da Inquisição é um dos mais importantes períodos histórico-sociais sobre a qual a Academia deve analisar e interpretar. Em função das visitações do Santo Ofício ao Nordeste do Brasil, a Inquisição interferiu na subjetividade social e coletiva, estabelecendo instrumentos teológicos e jurídicos de exclusão social".
Daí sua permanência na nossa cultura e na História do Portugal, do Brasil, de Pernambuco, da Paraíba etc.

Uma Oportunidade de Ouro
Regressando a João Pessoa, o Dr. Guilherme d'Avila Lins se perguntou: "Se li esta minha palestra no Recife, por que não o fazer também para meus irmãos e irmãs paraibanos?" Ele é assim: gosta de disseminar o Conhecimento.
O autor é, ainda, sócio efetivo do IPGH (Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica); sócio correspondente do extinto IHGCG (Instituto Histórico e Geográfico de Campina Grande); sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN); sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL); ex-pesquisador de História do NDIHR/UFPB (Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional  da  Universidade Federal da Paraíba); sócio colaborador da Associação Paraibana de Imprensa (API); sócio efetivo da SOBRAMES-PB (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, seção da Paraíba) - Regional da Paraíba; membro honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri (IHGC); membro correspondente do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG); membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB); membro correspondente do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP); membro correspondente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHBA); membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP); membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR); membro efetivo da Sociedade Paraibana de Arqueologia (SPA); membro efetivo da Academia Paraibana de Filosofia (APF); membro efetivo (fundador) da Academia de Letras e Artes do Nordeste - Núcleo da Paraíba (ALANE-PB); membro efetivo da União Brasileira de Escritores - Núcleo da Paraíba (UBE-PB); membro efetivo da Academia de Letras de Areia (ALA); acadêmico titular da APMED (Academia Paraibana de Medicina) e Professor Emérito da Universidade Federal da Paraíba.
Nesta última instituição, aliás, foi por muitos anos professor de Medicina, além de pesquisador na área da História. Mantém também um blog na Internet, sob o título de "Gravetos de História", acessível a partir do URL http://gravetosdehistoria.blogspot.com.br/


__________________

No comments: