Tuesday, May 29, 2012

HOJE, MAIS UM LANÇAMENTO IMPERDÍVEL



________________________



O livro de Nonato Guedes, editado por Juca Pontes e com capa  a cargo do designer Milton Nóbrega
_______________________


O texto do convite da editora do publicitário Carlos Roberto de Oliveira, a Forma Editorial
_______________________


O jornalista, escritor e analista político Nonato Guedes
_______________________


Detalhe do famoso quadro do pintor paraibano Pedro Américo, retratando o Imperador Dom Pedro II por ocasião de sua mais célebre Fala do Trono
_______________________


Livro de Nonato Guedes interpreta “falas do trono” de Governadores paraibanos entre 1966 e 2011

_______________________

por Evandro da Nóbrega,
escritor, jornalista, editor
_______________________


A fala do Poder... Mui inteligentemente bem escolhido o título do mais novo livro do jornalista, escritor e analista político Nonato Guedes, A fala do Poder, imperdível obra a ser lançada pelo Autor e pela editora paraibana Forma Editorial, às 18h30 desta terça-feira, 29 de maio, na Livraria do Luiz.
Só este título, A fala do Poder, já nos remete aos antigos conceitos de Fala do Trono, Discurso sobre o Estado da Nação, Discurso sobre o Estado da União e expressões correlatas, utilizadas urbi et orbi para denotarem a arenga periodicamente levada ao Parlamento pelo dirigente de plantão.

Pedro Américo & Pedro II
Nosso paraibaníssimo areiense Pedro Américo (1843-1903) até pintou, em inícios da década de 1870, um quadro dos mais famosos, justamente intitulado A fala do Trono. Essa tela, representante do Romantismo patriótico então em voga, encontra-se atualmente no antigo Palácio Imperial, hoje museu temático localizado no centro histórico de Petrópolis (RJ).
No quadro, Pedro Américo retrata Dom Pedro II quando pronunciava sua depois célebre “Fala do Trono”, dirigida aos parlamentares, na sala em que se instalava, a 3 de maio de 1823, a primeira Assembleia Constituinte do Brasil — au grand complet, a Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Império do Brasil.
Embora essa Fala do Trono haja ficado nos compêndios como a mais famosa, não foi, certamente, a primeira delas. Já anos antes, na Fala do Trono de 1867, por exemplo, o mesmo Imperador pedira que o Brasil erradicasse gradualmente a escravidão negra, como já o tinham feito nações civilizadas.

“Mui Graciosa Palavra”
Tudo isto segue a tradição britânica do Speech from the Throne ou, simplesmente, Throne Speech — ao pé da letra o “discurso do trono”, a fala endereçada ao Parlamento pelo rei, rainha, primeiro-ministro, presidente, lord chanceler, governador-geral, congressista ou qualquer outro administrador/autoridade no início de cada sessão legislativa. No Reino Unido, essa “Fala do Trono” à moda britânica recebe variadas denominações, a exemplo de Queen’s Speech [= “Discurso da Rainha”]; Gracious Address [= “Graciosa Fala”]; Her Majesty’s Most Gracious Speech [= A mui graciosa palavra de Sua Majestade], State Opening etc etc etc.
Isto acontece na Inglaterra e noutros países (integrantes da Commonwealth ou não), como a Escócia, a Irlanda, o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia, os Países-Baixos (Holanda et alia), Noruega, Suécia, Japão, Tailândia, Gana... Czares houve que não deixaram por menos: também leram sua Fala do Trono.
Países africanos de tradição inglesa usam a expressão Discurso do Estado da Nação [= Nation Address], ao passo que, nos Estados Unidos, a prática é normalmente referida como Discurso do Estado da União [= State of the Union Address] — que possibilita ao Presidente, como ocorreu ultimamente, já em 2012, com Barack Obama, apresentar aos parlamentares e ao eleitorado uma ideia geral do estado-d’arte da Administração do mais poderoso e mais influente país da Terra.

A Ideia de Nonato
Este costume, de início, era visceralmente monárquico, embora depois se tenha disseminado por países seguidores de outros regimes políticos. Passou ao Brasil, com o transplante da Família Real portuguesa, em 1808, quando a Corte, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte, veio dar com os costados na próspera Colônia lusitana na América do Sul.
A fala do trono sempre faz uma espécie de diagnóstico do presente e apresenta algum tipo de plano para o futuro imediato. Por mimetismo, chegou-se às “mensagens” anuais que os antigos Presidentes de Províncias (e, depois, os Presidentes estaduais e Governadores) apresentavam, de maneira mais ou menos solene, às Assembleias Legislativas (ou ao Conselho Administrativo, quando aquelas Casas legisferantes viram-se fechadas).
Nonato Guedes desenvolveu uma ideia seminal: publicar o texto das mensagens lidas (ou enviadas) pelos Governadores à Assembleia Legislativa, contextualizando as afirmativas do governante e, principalmente, fazendo uma análise de tais discursos. É um estudo pioneiro, importante, revelador. Um livro que ficará e que abre caminho para que em outros Estados se faça o mesmo.

De Agripino a Ricardo
Começando por João Agripino Filho (1966), o livro de Nonato Guedes contempla todas as Administrações governamentais do Estado, até os dias de hoje (Ricardo Coutinho, empossado em janeiro de 2011). Temos, pois, capítulos com títulos parecidos com o a seguir mostrado:
- a franqueza em João Agripino Filho;
- a coerência do "amigo velho" Ernani Sátyro;
- Ivan Bichara Sobreira e a traição na campanha;
- o "fenômeno" Tarcísio de Miranda Burity;
- as batalhas de Wilson Leite Braga;
- Ronaldo Cunha Lima, “um poeta no Poder”;
- Antônio Marques da Silva Mariz: “ética e seriedade num político singular”;
- o “tríplice coroado” José Targino Maranhão, advogado e empresário que por três vezes já assumiu o Governo paraibano;
- o "príncipe herdeiro" Cássio Cunha Lima; e
- a "República" de Ricardo Vieira Coutinho.

Outros Que Assumiram
Não pensem, por esta relação, abrangendo cerca de 50 anos da vida pública na Paraíba, que Nonato Guedes tenha esquecido os Vices-Governadores (ou Presidentes da Assembleia Legislativa ou, ainda, Presidentes do TJPB) que assumiram o Governo do Estado, a fim de completarem o mandato de titulares que se afastavam por desincompatibilização. Estão todos lá no livro: os Vices ou detentores de mandatos-tampão:
- Dorgival Terceiro Neto;
- Clóvis Bezerra Cavalcanti;        
- Rivando Bezerra Cavalcanti;
- Milton Bezerra Cabral;
- Cícero de Lucena Filho;
- Antônio Roberto de Sousa Paulino.       

Rubão sobre Nona
No Jornal da Paraíba, o analista político Rubens Nóbrega escreveu belo artigo sobre esta digna de aplausos iniciativa de nosso incomum amigo comum, Nonato Guedes. Diz Rubão sobre Nona:
— Sobre todos os governadores perfilados Nonato faz “apreciação jornalística” acerca da trajetória de cada um, “recapitula passagens das campanhas políticas e adiciona informações de bastidores valiosas para a compreensão dos perfis dos que administraram a Paraíba”, informa texto de divulgação do livro que recebi no meio da semana finda. O mesmo “rilise” antecipa que, n’A Fala do Poder, o autor também “fixa uma comparação sobre as promessas de campanha e as realizações de governo, mostrando a distância entre o palanque e o exercício do poder”.
São ainda palavras de Rubens Nóbrega:
— Segundo Nonato, “muitas vezes as promessas não foram cumpridas devido a dificuldades de conjuntura, impactadas por seca, falta de recursos federais e, em alguns casos, erro de perspectiva de governantes”. Como se não bastasse, o velho Nona aborda ‘mudanças de contexto’ e de meios de campanha utilizados pelos governadores paraibanos em diferentes épocas. “Agripino foi governador numa época em que a política se valia de recursos tradicionais. Ricardo Coutinho foi eleito sob a égide da era digital, com a proliferação das redes sociais e dos movimentos organizados na representação popular”, assinala.

Marcondes Gadelha et alii
O Prefácio do livro — que sai pela prestigiosa editora do publicitário Carlos Roberto de Oliveira, a Forma Editorial, tendo Juca Pontes como Editor, Milton Nóbrega como designer gráfico e Martinho Moreira Franco como revisor — ficou a cargo da brilhante e erudita inteligência do ex-Senador e Deputado Federal Marcondes Gadelha.
Mas o livro traz uma série de pequenos depoimentos sobre o próprio Autor, Nonato Guedes. São minitextos da lavra de gente boa como Gonzaga Rodrigues, Biu Ramos, Erialdo Pereira, Ulysses Guimarães, José Richa, Gustavo Krause e uma pá tão grande de gente que já me está dando LER só em teclar...

Lenilson sobre Nonato
Numa entrevista concedida a seu irmão Lenilson Guedes, Nonato reconhece que a obra, “em certo sentido, tem caráter inovador, porque, além de trazer uma coletânea dos discursos de posse [dos Governadores], contém apreciação crítica a respeito do tom dos pronunciamentos, emprestando caráter didático ao conteúdo”.
E Lenilson ajunta outra informação: “Em princípio, o autor pretendia enfocar apenas os discursos de posse dos governadores eleitos pelo voto, mas acatou sugestões para incluir, também, os discursos correspondentes à fase das escolhas indiretas, na década de 1970”.

Lançamento Imperdível
Dificilmente alguém esquecerá onde fica a Livraria do Luiz, local do lançamento do livro de Nonato Guedes, dileto colega de uma convivência que vem dos anos de 1970. Mas, por via das dúvidas, eis o endereço correto: Praça 1817, 88, na Galeria Augusto dos Anjos, Centro de João Pessoa (entre as ruas Duque de Caxias e a citada Praça 1817), fone 3222-6790.
Fazemos questão de explicitar tudo isto porque se trata, efetivamente, de um lançamento imperdível — pelo tema, pelo Autor, pelo valor intrínseco da obra.

_______________________

No comments: