Thursday, May 31, 2012

NO AUDITÓRIO “ALCIDES CARNEIRO” DO TJPB


 
____________________


DESEMBARGADORA FÁTIMA LANÇA NA TARDE DESTA QUINTA-FEIRA, 31 DE MAIO, IMPORTANTE OBRA SOBRE AS CONQUISTAS DA MULHER NO BRASIL E NO MUNDO

____________________


O livro publicado pela Forma Editorial, de Carlos Roberto de Oliveira, com edição de Juca Pontes e capa de Mílton Nóbrega
____________________


A Autora, a Desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba
____________________


O texto do convite da Presidência do TJPB, da Presidência da Comissão Especial de Cultura e Memória do Poder Judiciário e da Forma Editorial. O local do lançamento mudou: ao invés do Salão Nobre, será no Auditório “Alcides Carneiro” — bem próximo ao Salão Nobre, no primeiro andar do mesmo Palácio da Justiça.
____________________


A imortal Nélida Piñón, da Academia Brasileira de Letras e que assina o Prefácio da obra da Desembargadora Fátima [Foto de Evandro da Nóbrega]
____________________


A Ministra Eliana Calmon, do STF e do CNJ, responsável pela Apresentação do livro Guiadas pela Justiça, movidas pela Fé  [Foto da revista Veja]
____________________


____________________


A jornalista, roteirista e publicitária Juliete Silveira, do Núcleo de TV do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, entrevista Evandro da Nóbrega, um dos muitos participantes do vídeo especial sobre o livro ora em lançamento  [Foto do videomaker Pedro Medeiros Dantas]

____________________

por Evandro da Nóbrega
____________________


Se Você tem algum compromisso marcado para a tarde desta quinta-feira, 31 de maio, desmarque.
Desmarque — e, às 16 h, esteja no Auditório “Alcides Carneiro”, do primeiro andar do Palácio da Justiça, bem no Centro de João Pessoa.
É aí que será lançado o livro Guiadas pela Justiça, movidas pela Fé, de autoria da Desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, magistrada mais conhecida como Fátima Bezerra Cavalcanti.

Desembargador Lincoln
A solenidade de lançamento será dirigida pelo Desembargador-Presidente Abraham Lincoln da Cunha Ramos e se insere na série de cerimônias de cunho histórico, cultural e artístico programadas para este Ano Judiciário de 2012, numa promoção conjunta da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba e a Comissão Especial de Cultura e Memória do Poder Judiciário do Estado.
Desta forma é que também estará presente o Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente desta Comissão Especial. Aliás, prevè-se o comparecimento de todos os Desembargadores e Desembargadoras que integram o Tribunal Pleno do TJPB, além de juízes e juízas de Direito, advogados, procuradores, promotores, professores e estudantes e demais operadores do Direito.

Quarteto de Cordas
Está previsto que, durante o lançamento, tocará músicas do repertório clássico-popular brasileiro o Quarteto de Cordas "Quarta Justa". Este Quarteto é integrado pelas seguintes musicistas: 1) Izadora de França Santos (primeiro-violino e cantora do grupo musical); 2)  Érika Cely Costa de Oliveira (segundo-violino); 3)  Ana Cláudia Medeiros de Souza (viola); e 4) Katiane Karoline Soares Braz (violoncelo).
A idade média destas musicistas é de 26 anos. Recentemente, eles voltaram a fazer sucesso, apresentando-se no Salão Nobre do Palácio da Justiça, onde foram aplaudidas de pé.

Nélida & Eliana
Para se ter uma ideia da importância do livro da Desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti — que, em última instância, aborda de maneira original o paulatino mas inexorável ascenso da mulher, através dos séculos, desde a Antiguidade e até os dias de hoje, nos mais diversos campos da atividade humana —, basta referir que o Prefácio da obra ficou a cargo da escritora e “imortal” Nélida Piñón, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, ao passo que a Apresentação foi escrita por uma Ministra do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho Nacional de Justiça, a conhecida e respeitável magistrada Eliana Calmon.
O livro, para dizer o mínimo, trata de questões relativas à emancipação feminina, bem como a luta das mulheres por sua inserção no mercado de trabalho, não apenas no Brasil, mas em diferentes partes do Globo.

Forma Editorial
O livro da Desembargadora Fátima foi editado por Juca Pontes para a Forma Editorial, do jornalista, publicitário e jack-of-all-trades Carlos Roberto de Oliveira, tendo a capa saído do estúdio do designer Mílton Nóbrega.
Anteriormente, e por meses, a obra havia sido trabalhada em conjunto pela própria Autora, com o auxílio do professor Ivan Costa Jr. (filho da renomada educadora paraibana Zarinha), o designer Martinho Sampaio, a professora Verônica Lucia do Rego Luna, da UFPB, e o editor Evandro da Nóbrega, há mais de quatro décadas ligado ao Poder Judiciário paraibano e às atividades editoriais do TJPB.
Depois, tendo a Desembargadora Fátima o desejo de lançar a obra por uma editora independente, no caso a Forma Editorial, os trabalhos de edição passaram naturalmente ao trio Carlos Roberto de Oliveira/Juca Pontes/Mílton Nóbrega.   

Um Vídeo Especial
Antes de se iniciar a solenidade propriamente dita, para o lançamento da obra de autoria da Desembargadora Fátima, haverá a exibição de um vídeo especial, produzido pelo Núcleo de TV da Gerência de Comunicação Social da Diretoria de Informação Institucional do TJPB.
Este Núcleo é dirigido pelo videomaker Pedro Medeiros Dantas, que produz os vídeos. Este vídeo em particular, o dedicado ao livro da Desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, teve roteiro da estagiária e concluinte de Comunicação e Publicidade Juliete Silveira e será apresentado pela profissional Daniela Lins.

Depoimentos Espontâneos
Quando Pedro Dantas e Juliete Silveira nos contataram para prestarmos um pequeno depoimento sobre a Desembargadora Fátima e seu livro, estávamos justamente elaborando uma página especial em torno do assunto — material esse a ser divulgado tanto na Internet quanto no informativo Judiciarius.
O vídeo sobre o livro da Desembargadora Fátima, com depoimentos de familiares, amigos, admiradores et alii, conta com a participação de cerca de duas dezenas de pessoas — mas terá que se limitar, em termos de extensão, ao tempo (ou duração) tradicionalmente convencionado para esse tipo de homenagem fílmica. Assim, caberá a cada participante apenas alguns segundos.

No Vídeo e Aqui
Esse depoimento que gravamos não chega a ser longo, mas, óbvio, ultrapassa dois minutos (o que, em termos do “tempo psicológico” em TV, representa uma “eternidade”). Portanto, é mais que provável que receba cortes — o que não constituirá problema, vez que confiamos na capacidade de edição do colega videomaker Pedro Dantas, com quem convivemos há anos.
Entretanto, aqui, extra-vídeo, o depoimento sobre a Desembargadora Fátima e seu livro vai na íntegra, mesmo porque já estava sendo preparado, anteriormente ao convite para o vídeo, a fim de constar, como já explicitado, tanto do informativo Judiciarius como de espaços na Internet (blogs, Facebook etc).

Ética Auto-Aplicada
A Desembargadora Fátima lança esta importante obra dentro da já movimentada agenda cultural programada para o ano de 2012 pelo Desembargador-Presidente Abraham Lincoln da Cunha Ramos e pelo Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Comissão de Cultura e Memória do Judiciário paraibano.
Magistrada e militante dos direitos da mulher, a Autora também se esmera em colocar todos os seus atos sob a égide da Justiça. Procura invariavelmente “fazer a coisa certa”, para usar expressão cara ao grande filósofo contemporâneo Michael Sandel, em seu curso Justiça, da Harvard University.
Sim: a Desembargadora Fátima não só mandou imprimir a obra às suas custas, em editora particular: também a inteira renda, decorrente da venda dos exemplares, será revertida em prol da Terra da Natividade, entidade ligada à Fundação Padre Pio, sob a responsabilidade do Padre George e que acolhe mulheres em situação de risco (vítimas do HIV, das drogas, do abandono e da exclusão social).

Prefácio de Nélida
Atente-se para dois textos que precedem os capítulos deste imperdível livro da Desembargadora Fátima, muito bem editado por Juca Pontes, Mílton Nóbrega e Carlos Roberto de Oliveira, da Forma Editorial. O primeiro desses textos é o Prefácio, de autoria da escritora Nélida Piñón, da Academia Brasileira de Letras e figura das mais destacadas na Literatura ibero-americana. Nélida considera o livro da Desembargadora como “meticulosa investigação”, a ocupar-se de protagonistas femininas “relegadas pela Cultura e que a Autora devolve a nosso arbítrio”, beneficiando-nos com proveitosa colheita.
Eis uma amostra do que diz a “imortal” Nélida Piñón em seu Prefácio: “O empenho da autora é retirar as mulheres do anonimato, é dar-lhes visibilidade. E, ao desenvolver esta tarefa com perseverança e escrúpulos, assegura o mérito do seu livro. E mais ainda, quando, ao avançar na leitura, amplia o seu discurso, aponta a servidão a que a mulher esteve sempre sujeita. Para tanto, recorre aos códices, às primeiras cartas, ao discurso legal, aos pronunciamentos teológicos, às  normas jurídicas de diversas civilizações, à própria Bíblia, para fortalecer sua argumentação.” E, mais adiante:
— É como mulher da lei, no alto exercício da magistratura, desembargadora do Estado da Paraíba, que examina os meandros da própria lei, as injustiças existentes no seu bojo e no seu espírito. Dá-nos provas cabais de como a mulher, ao largo das  instâncias civilizatórias, padeceu a mais amarga exclusão social.

Eliana Calmon
O segundo texto é a Apresentação de autoria da ilustre Ministra Eliana Calmon, integrante do STJ e que tanto se destacou por sua atuação na Corregedoria Nacional de Justiça do CNJ. É essa autoridade quem afirma sobre este importante livro: “No rico universo feminino”, a Desembargadora Fátima, “aproveitando-se da experiência de julgadora, nordestina, poetisa e escritora, mergulhou em severa pesquisa”; e, em delicada abordagem, caminha pela História dos povos [...]”, pinçando as mais significativas mulheres que se destacaram na Humanidade por seu exemplo e determinação.
Agora, um trecho da Apresentação da Ministra Eliana Calmon para o livro da Desembargadora Fátima: “No último capítulo, temos a constatação da autora: 'As mulheres que olham para frente e não estacionam diante dos problemas têm mais probabilidade de criar situações favoráveis e superar os obstáculos'. Não tenho a menor dúvida quanto ao acerto da afirmação e chego ao final do livro penitenciando-me por ter esperado tanto tempo para uma leitura das mais prazerosas, ao final da qual posso dizer estar orgulhosa de apresentar trabalho tão significativo.”

Através dos Tempos
Esta obra, Guiadas pela Justiça, movidas pela fé, apresenta amplo balanço das conquistas das mulheres, através dos tempos, desde a Antiguidade até hoje. O livro contempla não apenas no Brasil, mas outras partes do Mundo.
Mostra como mulheres ilustres e, também, figuras humildes, puderam ascender a papeis de destaque, nos mais diversos campos da atividade humana: Educação, Justiça, Administração Pública, Política, Cultura, Literatura, Poesia, Artes Plásticas, Música...

Também para Homens
É livro para ser lido também por homens, vez que, com o avanço da mulher nas mais diferenciadas áreas, tem-se demonstrado ser ela importante e agora imprescindível fator de apoio, complemento, estímulo mútuo.
E a obra da Desembargadora Fátima é da mesma forma relevante por patentear outra coisa: como a mulher já provou e comprovou que pode auxiliar das mais diferentes maneiras a Sociedade em geral, os homens também podem ajudar para que a mulher se liberte das últimas amarras a um passado discriminatório, patriarcal, preconceituoso.

____________________

No comments: