_______________
_______________
_______________
by Evandro da Nóbrega
_______________
Este artigo é também reproduzido pelos seguintes URLs:
- Blog Cultural EL THEATRO, de Elpídio Navarro:
- Portal PS OnLine, de Paulo Santos:
- Portal Literário RECANTO DAS LETRAS:
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/druzz
- Blog DRUZZ ON LINE, de Evandro da Nóbrega:
_______________
O mais recente livro do escritor, jornalista, poeta, comentarista e memorialista José Nêumanne Pinto, O que sei de Lula, será inicialmente lançado em duas noites de autógrafos:
1) no Rio de Janeiro, no dia 16 de agosto, a partir das 19 h, na Livraria da Travessa (Rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema, telefone 21- 3205-9002); e
2) em São Paulo, a 23 de agosto, a partir das 19 h, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, telefone 11-3814-5811).
Paraibano de Uiraúna
Nascido em Uiraúna (PB), terra natal também da líder política, sindicalista e administradora pública Luísa Erundina, o jornalista José Nêumanne Pinto estudou inicialmente em Campina Grande, passando-se depois para São Paulo.
Na capital paulista, exerceu vários cargos, especialmente no grupo de Comunicação proprietário de O Estado de S. Paulo e do Jornal da Tarde.
Continua como editorialista do JT, mas mantém igualmente programas em emissoras de rádio e de TV. É da mesma forma comentarista político e crítico literário e de Artes em geral.
Erundina & Lula
Nêumanne já escreveu vários livros, destacando-se um romance (O silêncio do delator, premiado pela Academia Brasileira de Letras) e um volume sobre a trajetória de Luísa Erundina.
Agora, vem a lume seu aguardado livro com revelações sobre a carreira do ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva. Nêumanne conheceu Lula, pessoalmente, desde o início da carreira do líder sindical pernambucano que, radicado em São Paulo, chegou à Presidência da República.
O Que Sei de Lula
Este livro de José Nêumanne Pinto sobre o ex-presidente Lula da Silva [O que sei de Lula, ISBN 978-85-7475-188-7] saiu pela editora Topbooks, uma das melhores do país. No formato 16 x 23 cm , tem 522 páginas bem ilustradas e será vendido ao preço de R$ 69,00.
No release distribuído pela editora, lê-se que Nêumanne conheceu Lula em maio de 1975, pouco depois de este haver assumido a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. Desde então, tem mantido contato profissional e pessoal — de início, mais estreito, depois limitado ao noticiário — com o personagem que ele considera “o maior líder político do Brasil em todos os tempos”.
Episódios Inéditos
Prossegue a nota da editora que, “nos últimos meses do segundo mandato do ex-dirigente sindical e do Partido dos Trabalhadores na Presidência da República, Nêumanne resolveu escrever seu testemunho, com o qual pretende esclarecer o que fez dele o primeiro representante autêntico do homem do povo no poder mais alto”. E ainda:
— O que sei de Lula relata episódios inéditos, como a reunião de Lula com um emissário do Planalto no governo Figueiredo, o major Gilberto Zenkner, que tinha montado a rede de espionagem do Exército contra a guerrilha do PCdoB no Araguaia, no apartamento do jornalista Alexandre von Baumgarten, vítima de um atentado em alto mar, cuja autoria foi atribuída à chamada “comunidade de informações”.
E acompanha a trajetória do menino retirante do sertão de Pernambuco à Praça dos Três Poderes à luz de fatos reais — “e não da poeira mitológica com que se tentou cobrir, ao longo dos últimos 36 anos, a verdade histórica, posta a serviço da doutrinação ideológica”.
Gandhi & Hitler
O Lula que emerge das páginas deste livro não é o socialista que trocou a revolução pela carreira política de sucesso na democracia, mas sim um gênio da comunicação que conseguiu falar diretamente à alma e ao coração do homem comum, com sua experiência de convívio com a fome, a humilhação e o desemprego.
Admirador declarado de Mahatma Gandhi e de Adolf Hitler, como confessou a um entrevistador à época em que liderava os metalúrgicos do ABC em greves que ajudaram a derrubar a ditadura militar no Brasil, tornou-se amigo de revolucionários como o cubano Fidel Castro e chegou a ser publicamente elogiado pelo presidente dos EUA, Barack Obama, que o chamou de “o cara”. [N. do E.: “Ele é o cara”]
“Metamorfose Ambulante”
O texto desta mais recente obra de José Nêumanne Pinto acompanha as mudanças da “metamorfose ambulante”, expressão inspirada na canção do roqueiro Raul Seixas adotada pelo próprio líder popular Lula da Silva para se autodefinir.
Lula “começou se negando a participar da campanha pela anistia dos exilados, proposta pelo general Golbery do Couto e Silva, e terminou levando ao poder um dos mais notórios deles, o ex-líder estudantil José Dirceu.
Roberto Romano & Boni
Escrevendo sobre este novo livro de Nêumanne, o professor de Ética e filósofo Roberto Romano assinala que o Autor “escreve porque esteve lá, diante do evento que estava sendo gerado. É irretorquível, portanto, o caráter conservador de Lula e de sua turma. Não dá, depois das páginas deste livro, para tagarelar em ‘esquerdês’ no caso do gárrulo presidente”.
Já o profissional de televisão José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, define o livro de José Nêumanne como “fascinante na forma de narrar, no conteúdo sólido e na construção precisa e detalhada do personagem. Transcende ao Lula. É uma aula de política brasileira”.
Leôncio Martins & Paraíba
Segundo o cientista social Leôncio Martins Rodrigues, “neste livro, Nêumanne nos dá uma contribuição extraordinária para entendermos as idas e vindas de quem se definiu como ‘metamorfose ambulante’.”
Ainda não está marcado o lançamento deste livro de Nêumanne na Paraíba. Mas se sabe que, com relação a nosso Estado, os principais lançamentos ocorrerão em João Pessoa e Campina Grande, em datas a serem confirmadas pelo Autor, de comum acordo com a editora Topbooks.
_______________
No comments:
Post a Comment