Tuesday, August 17, 2010

ACADEMIA BRASILEIRA DE LITERATURA DE CORDEL


O brasão d'armas da Academia Brasileira de Literatura de Cordel
[Clique na imagem para ampliá-la]

Reunião Plenária da ABLC, neste final de semana, na Paraíba, vai trazer grande número de poetas populares a João Pessoa



Evandro da Nóbrega,
Escritor, Jornalista, Editor
[druzz.tjpb@gmail.com]
[druzz@reitoria.ufpb.br]

+ + +


Este artigo — publicado originalmente no jornal A União, de João Pessoa (PB) — é também reproduzido pelos seguintes URLs:

- Blog Cultural EL THEATRO, de Elpídio Navarro: www.eltheatro.com

- Portal PS OnLine, de Paulo Santos: www.psonlinebr.com

- Portal Literário RECANTO DAS LETRAS:
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/druzz

- Portal do Jornal A UNIÃO ON LINE:
www.auniao.pb.gov.br

- Blog DRUZZ ON LINE, de Evandro da Nóbrega:
http://druzz.blogspot.com

+ + +



Grande número de poetas populares de várias partes do Brasil estará presente, neste fim de semana, em João Pessoa.

Eles vêm participar da reunião plenária da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), marcada para se iniciar às 14 h do próximo sábado, dia 21, no Cine Banguê do Espaço Cultural "José Lins do Rego".

A ABLC é entidade cultural permanente, fundada em 1988 e sediada no Rio de Janeiro. Abriga em seus quadros de Acadêmicos e Beneméritos os mais ilustres e representativos escritores da Literatura de Cordel, assim como destacados admiradores desta genuína expressão oral e escrita da Língua Portuguesa.

Neste ano, por decisão da nova diretoria da entidade — apoiada pelo dinamismo e pela revitalização que vêm sendo implantados na Academia —, a reunião plenária de agosto será realizada na Capital paraibana.

Esses encontros plenários (ou simplesmente Plenárias) constituem reuniões mensais dos acadêmicos integrantes da ABLC, não apenas para congraçamento, mas também para avaliações em torno do que vem sendo realizado e de novas propostas e projetos.

ALGUNS DOS PRESENTES
Esta Plenária referente ao mês de agosto e a realizar-se em João Pessoa (PB) contará com as presenças dos poetas Gonçalo Ferreira da Silva (Presidente da Associação Brasileira de Literatura de Cordel) e Chico Salles (Diretor Cultural da mesma ABLC). Chico Salles é paraibano de Sousa, mas radicado no Sudeste há muitos anos.

Virão também para o encontro os demais integrantes da ABLC, notadamente os acadêmicos residentes no Nordeste: Crispiniano Neto, Klévisson Viana, Sávio Pinheiro, Arievaldo Viana, Manoel Monteiro, Bule Bule, José Maria de Fortaleza, João Firmino Cabral e Pedro Costa.

OUTRO SALES, OUTRA ACADEMIA
E vai se fazer presente, da mesma forma, uma comitiva de acadêmicos da ABLC residentes no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Dentre eles, destacam-se os poetas Moreira de Acopiara, Cícero Pedro de Assis, Antônio Araújo Campinense, João Batista de Melo, Maria Rosário Pinto, Fernando Silva Assumpção, Marcus Lucenna e Olegário Alfredo.

Alguns desses acadêmicos — a exemplo do poeta paraibano Chico Salles (em atividade artística há vários anos no eixo Rio de Janeiro-São Paulo e que também dirige o setor cultural da ABLC — já estarão em João Pessoa na sexta-feira, a fim de assistirem também à posse do novo integrante de outra Academia (a Academia Paraibana de Letras), o professor Sales Gaudêncio. Esta posse, a do Dr. Sales Gaudêncio (Secretário de Estado da Educação e Cultura), ocorrerá a partir das 18h15m do dia 20 (sexta-feira), no mesmo auditório do Cine Banguê do Espaço Cultural.

"PERSONAGENS GIGANTES"
Durante a realização desta Plenária, na tarde do sábado, dia 21, serão homenageados aqueles que a diretoria da Academia Brasileira de Literatura de Cordel considera, na nota informativa que distribuiu, "personagens gigantes da Cultura Popular Nordestina, os ilustres paraibanos José Nêumanne Pinto, Oliveira de Panelas, os Nonatos, David Fernandes [José David Campos Fernandes, atual Subsecretário-Executivo da Cultura, na Paraíba], Moraes Moreira, Evandro da Nóbrega e Bráulio Tavares".

Eles receberão a Medalha Comemorativa dos 22 anos de existência da ABLC. Trata-se da Medalha "Rogaciano Leite".

ENTRADA FRANCA
A expectativa da Direção da ABLC, para esta segunda Plenária anual a realizar-se fora de sua sede no Rio de Janeiro, é "de total sucesso, devido à experiência da Plenária de 2009, realizada em Fortaleza (CE). Pretende-se, igualmente, adotar a prática de tornar itinerantes algumas das Plenárias anuais, realizando-as rotativamente em outros Estados, em especial naquelas Unidades da Federação que tenham filhos nos quadros acadêmicos da ABLC e nos Estados que ofereçam o apoio e a infra-estrutura indispensáveis à realização de nossos eventos".

Este Plenária do dia 21 de agosto será realizada pela diretoria da ABLC para todo o Corpo Acadêmico presente e seus convidados. Mas o encontro também será aberto ao público, da seguinte maneira: os interessados em assistir à reunião receberão senhas, 30 minutos antes do início da Plenária, a fim de terem acesso ao Cine Banguê, no Espaço Cultural "José Lins do Rego". Isto porque seu Auditório dispõe apenas de 500 lugares. O melhor é que a entrada será franca para qualquer pessoa que deseje participar deste inesquecível encontro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel na Paraíba.

E isto quando se anuncia, Brasil afora, que, ainda em 2010, a Literatura de Cordel será tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio e Bem Imaterial do Povo Brasileiro.

TRÊS NOVOS ACADÊMICOS
A decisão de realizar a Plenária de agosto em João Pessoa tem uma explicação, dada pela própria diretoria da ABLC: "A Paraíba é berço de expressivos e atuantes cordelistas. Além do mais, vamos empossar, durante a Plenária, TRÊS NOVOS POETAS POPULARES (cordelistas) recentemente eleitos como nossos Acadêmicos:

1) o poeta João Dantas (João Crisóstomo Moreira Dantas);
2) o poeta Beto Brito; e
3) o poeta José Walter Pires.

QUEM É JOÃO DANTAS
O poeta João Dantas (João Cristóstomo Moreira Dantas), um dos eleitos para os quadros da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, nasceu em janeiro de 1954, em Nova Palmeira, antigo distrito de Picuí (PB). É ator, autor e diretor teatral, produtor musical e poeta popular, além de compositor e pesquisador do folclore nordestino, radialista filiado à Associação Campinense de Imprensa e à Associação Paraibana de Imprensa. Até recentemente, ocupava o cargo de Vereador (quadriênio 2004/2008). É casado há 35 anos com a Srª. Janete Dantas, com quem tem cinco filhos, que lhes deram cinco netos.

QUEM É BETO BRITO
Já o poeta Beto Brito, também eleito acadêmico da ABLC, autodefine-se como rabequeiro-nordestino e cordelista-brasileiro. Cresceu em meio às feiras-livres no interior do Piauí, a partir mesmo do município de Santo Antonio de Lisboa, cidade onde nasceu em 1962 e em que viveu até o início da adolescência. Aos 12 anos de idade, mudou-se para Picos (PI), onde continuou sua vida de vendedor ambulante, trabalhando na feira do Mercado Central. Nesse período, teve a oportunidade de conviver com violeiros, cegos, repentista, mágicos, trapaceiros, romeiros, ciganos, malandros, coquistas, emboladores e vendedores ambulantes daquela região. Aos 17 anos, resolveu buscar os sonhos em torno da Música e da Literatura: deixou Picos e foi morar em Fortaleza (CE), Recife (PE), São Luís (MA) e Teresina (PI). Por
fim, veio dar com os costados na Paraíba, Estado em que fez morada e onde também desenvolve sua arte.

QUEM É JOSÉ WALTER
É o poeta José Walter Pires, igualmente recém-eleito para os quadros da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, baiano de Ituaçu, residindo atualmente em Brumado, sudeste da Bahia. Além de poeta (especialmente poeta popular), é também sociólogo, advogado e educador, bem como atuante e participativo membro das atividades socioculturais de seu Estado natal, como produtor e escritor incansável de livretos de cordel. Neste particular, já tem diversos títulos publicados, versando os mais diversos temas, incluindo o folclore, fatos do cotidiano, assuntos históricos, políticos, ambientais, governamentais, educativos, sendo estes o seu principal foco de interesse. Acaba de publicar, em versos de cordel, “A história da Ordem dos Advogados de Brasil”.

_______________________________                                                                                                          
                                                                                                                                                        

No comments: