Friday, December 09, 2005

NO ANIVERSÁRIO DE REGINA BARACUHY

Regina Baracuhy,
em foto obtida em sua página
do Orkut, no URL
www.orkut.com/Profile.aspx?uid=11038075278328188115


DEPOIMENTO DE
EVANDRO DA NÓBREGA,
(RE)ESCRITO PARA MARCAR A PASSAGEM
DO ANIVERSÁRIO DE
REGINA BARACUHY
NESTE 8 DE DEZEMBRO DE 2005


Bem, este profile ou depoimento foi (re)escrito à guisa de homenagem ao transcurso do aniversário, em 8 de dezembro de 2005, da grande figura humana que é MARIA REGINA BARACUHY DE PAIVA LEITE, filha de meu saudoso amigo Celso de Paiva Leite e de minha digna amiga Marlene Baracuhy de Paiva Leite.

Como não foi ainda possível colocar o profile no lugar correto, vale dizer, no Orkut da Regina Baracuhy, ele é postado aqui, no meu blogger, à espera de que um dia atinja seu orkutal destino.

Mas vamos, please, ao depoimento:

Neta do Desembargador Braz Baracuhy;

filha do professor Celso de Paiva Leite e
da Dra. Marlene Baracuhy de Paiva Leite;

sobrinha do insigne diplomata Cleantho de Paiva Leite, cujo trabalho no Exterior e no Brasil tanto influiu sobre a vida pública nacional;

sobrinha também de Cláudio de Paiva Leite
(que, à sua maneira e regionalmente, fez-se também diplomata e gentleman);

irmã do diplomata e escritor Braz da Costa Baracuhy Neto, autor de um trabalho sobre a Diplomacia trilateral que li com muito gosto, como todos haverão de ler um dia, quando finalmente sair sob a forma de livro de larga distribuição;

— bem, quero dizer que Regina Baracuhy já nasceu com toda essa carga de excepcional DNA.

Mas com isto não se contentou — não quis se contentar com isto.

Estudou, leu muito, procurou a formação correta e pode hoje adentrar com orgulho o Auditório "Celso de Paiva Leite" do CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas; o Tribunal de Justiça do Estado, que o avô presidiu e onde por muitos anos floresceu o espírito generoso do Secretário-Geral Celso de Paiva Leite (o título era apenas "Secretário", desde fins do século XIX, mas eu, informalmente, o troquei na Imprensa por "Secretário-Geral" e o saudoso Celso, claro, não reclamou — muito pelo contrário!... — e o título, juro, foi "oficializado" até os dias que correm!).

Conhecendo Regina tão insuficientemente, atrevo-me a ser o primeiro a dar um depoimento sobre ela, aqui, em sua página do Orkut, por intuir pelo menos parte de sua herança biológico-cultural.

Não é à toa que, em todos os ambientes, sempre está "friendly and well-humoured".

Sagitariana, tem uma curiosidade insaciável, a ponderação, a alegria de viver; mutável por natureza, gosta de conhecer lugares e coisas novas; não é preciso dizer uma coisa a ela duas vezes — freqüentemente, quando Você vai dizendo, ela já vai pegando no ar.

Tem todas as qualidades das sagitarianas (e não sou poucas, estas qualidades), sem nenhum dos defeitos que talvez marquem essas mulheres "armadas de arco e flecha", que é o que quer dizer o latim saggitariu, originalmente.

Na prática da Astronomia (a Ciência, não a Astronomia), Sagitário vem a ser "a nona constelação do Zodíaco, situada ao sul do equador celeste, entre Ofiúco e Capricórnio, e compreendida entre as ascensões retas de 17h41min e 20h25min e entre as declinações de -11,8º e -45,4º", como se lê em qualquer manual mais básico.

Mas, se Vocês se ligam não em Astronomia, mas em Astrologia, saibam todos quantos este virem que o nono signo do Zodíaco diz respeito aos que nascem entre 22 de novembro e 21 de dezembro, sendo o caso da REGINA BARACUHY, que chegou ao Mundo num 8 de dezembro.

Se ela chorava, para em haustos encher seus pequeninos pulmões, o Mundo nem queria saber disto: ria-se de contentamento, à visão dela, a pequena bela, sadia, encantadora guria.

A menina REGINA cresceu, virou teen, fez-se moça, transformou-se em mulher, e, de temperamento algo subjetivo, filosófico, pensativo, perdeu um pouco daquelas ilusões muito "aéreas" da adolescência e do excesso de confiança que lhe marcou a meninice.

Mas manteve o amor pelos livros, pelo estudo, pela música, pelas biografias, pelos contos, novelas e romances impossíveis, desde que escritos pelos grandes mestres.

Pura de coração, algo sonhadora, imaginativa, idealista, compreensiva, determinada, intelectualmente muito ativa, líder nata, às vezes (raramente) se mostra algo nervosa e impaciente.

Mas se manteve fiel aos sonhos de criança e a seu natural senso de justiça e de respeito pelos direitos dos demais.

Também é fiel ao cinema, aos esportes e à dança, às caminhadas ao ar mais livre possível (que é junto ao mar), à enogastronomia...

Por detestar barulho, voltou-se desde menina/adolescente para a bossa-nova, o jazz e o soul, a música clássica, o reggae, a música romântica americana e/ou brasileira.

Não se engancha com coisas pequenas, não.

E, por sua natural bondade, todos os amigos lhe perdoam o fato de, por vezes, complicar o que por si só não é complicado...

Depoimento de DRUZZ
[Evandro da Nóbrega, escritor, jornalista, editor],
"... ad radices castro Anofrice, apud Galicia..."

______________________________________________



No comments: