Sunday, December 11, 2005

O QUE DIZ A ORELHA DO LIVRO DE PETRA

Petra Ramalho Souto,
numa performance no Parahyba Café,
em foto de Guy Joseph

A ORELHA DO LIVRO DE PETRA

Também a orelha do livro de Petra Ramalho Souto, com um resumo de sua biografia intelectual, é de autoria do escritor Evandro da Nóbrega, nos seguintes termos:

QUEM É PETRA

RAMALHO SOUTO,

A AUTORA DESTE LIVRO

Petra Ramalho Souto [petraramalho@gmail.com] nasceu a 21/12/1976, em João Pessoa, PB, filha de Petrônio Souto (jornalista) e Sânia Maria Ramalho Souto (administradora). Alfabetizou-se na Escolinha de Arte Livre, onde aprendeu a arrumar as letras com a mestra e amiga Neusy Diniz. Aos 16 anos iniciou o curso de Eletrotécnica na Escola Técnica Federal da Paraíba, atual Centro de Federal de Tecnologia. Por influência dessa formação, ingressaria no curso de Física do Campus I da UFPB antes de se passar para o curso de seu coração, Letras/Língua e Literatura Inglesa, graduando-se em 2000.

Residiu em Florianópolis, quando iniciou o Mestrado em Psicologia Social. Em 2002, iniciou o Mestrado em Teoria Literária da UFPE, aí realizando pesquisa sobre a dramaturgia de Nelson Rodrigues. Foi sua dissertação de Mestrado — defendida e aprovada em 2004 — que se tornou o livro que o leitor tem em mãos.

Em 2002 iniciou-se na prática teatral. Ao longo dos anos vem aperfeiçoando suas habilidades nos saraus do Projeto Literarte Musical que promove em João Pessoa juntamente com o jornalista Linaldo Guedes e em oficinas de teatro e dança.

Dentre artigos publicados em livros, podemos citar “As mulheres de Nelson: Leitura d'Os sete gatinhos” (in MACIEL, Diógenes André Vieira, ANDRADE, Valéria. Por uma militância teatral: estudos de dramaturgia brasileira do século XX, Campina Grande: Editora Bagagem, 2005) e, “A professora em foco: A categoria professora nas representações sociais de licenciandas em Pedagogia” (in ANDRADE, Fernando César B. de, SANTOS, Carmen Sevilla G. dos. Representações sociais e formação do educador: revelando intersecções do discurso, João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2003), este escrito em parceria com seus orientadores e colegas bolsistas.

É colaboradora do jornal A União e do suplemento cultural Correio das Artes. Neles publica artigos sobre teatro e entrevistas com grandes nomes das artes cênicas, a exemplo de Lourdes Ramalho, Zezita Mattos e Pedro Paulo Rangel.

Escolheu a dramaturgia de Lourdes Ramalho como objeto de estudo para sua próxima empreitada: o Doutorado em Teatro.

Atualmente, exerce os cargos de diretora de Programação Cultural da Fundação Casa de José Américo, coordenadora do Núcleo de Estudos Canadenses da Paraíba e coordenadora geral do Núcleo de Estudos e Atividades Culturais Frida Kahlo.

No comments: