Saturday, December 17, 2005

PRÉ-LANÇAMENTO DO LIVRO SOBRE AS MULHERES NA OBRA DE NELSON RODRIGUES

A escritora e atriz Petra Ramalho Souto,
numa performance no Parahyba Café
(e numa foto de Guy Joseph)

Petra Ramalho faz no LiterArte Musical o pré-lançamento de seu livro sobre as mulheres na obra de Nelson Rodrigues

Noite terá apresentações musicais da Banda Vote!, dos músicos Tiago Lima e Saulo Feitosa, fragmento da peça Camila Becker, dança do ventre e homenagem ao poeta cearense Jefferson Aquino

Uma noite recheada de atrações. Assim será a próxima terça-feira (20), no LiterArte Musical, no Bar Mr. Caipira, em Manaíra, a partir das 21 horas. A principal atração será o pré-lançamento do livro As mulheres de Nelson, de Petra Ramalho Souto. Mas a soirée terá opções para todos os gostos. Musicalmente, haverá shows de Tiago Lima e Saulo Feitosa e da Banda Vote!. E ainda: performances teatrais de Petra Ramalho inspiradas em poemas eróticos do poeta cearense Jefferson Aquino; dança do ventre com a professora Kilma e fragmento da peça Camila Becker, com Betrand Araújo e Ari, além de sorteios de brindes da House Sex Shop.

As mulheres de Nelson é o livro que a atriz e mestra em teoria literária, Petra Ramalho Souto, lança na próxima semana em João Pessoa. O pré-lançamento será na noite de terça-feira, no LiterArte Musical. Na quarta-feira, haverá o lançamento oficial no Teatro Paulo Pontes, do Espaço Cultural José Lins do Rego. Desta vez, será a partir das 19 h (do dia 21 de dezembro, data de falecimento de Nélson Rodrigues e data de nascimento de Petra), no Teatro Paulo Pontes, antecedendo a estréia da instalação cênica Paixões urgentes, dirigida por Humberto Lopes. A instalação é realizada a partir de fragmentos de peças de Nelson Rodrigues.

QUEM FOI NELSON RODRIGUES

Pernambucano de nascença, carioca de coração e jornalista desde os 13 anos de idade, Nelson Rodrigues (1912-1980) estréia no teatro com A mulher sem pecado (1841). Passa de "o pai do teatro moderno" (com a estréia, em 1943, de Vestido de noiva), a "tarado de suspensórios" (quando começa a incluir em seu teatro as grandes obsessões do se humano e a tratar de polêmicos temas que fazem parte do inconsciente coletivo da humanidade, a exemplo do incesto, a homossexualidade e o parricídio) e deixa de herança para a literatura de língua portuguesa, assim como Machado de Assis e o dramaturgo português Gil Vicente, um vasto rol de personagens femininas antológicas. São "bonitinhas, mas ordinárias", "viúvas, porém honestas", "senhoras dos afogados", senhoras casadas promíscuas, moças de família devassas, prostitutas ingênuas, figuras que até hoje fazem parte do imaginário popular brasileiro.

Em seu livro, fruto de sua tese de mestrado, Petra Ramalho faz uma análise da obra do dramaturgo, com enfoque para a importância dos personagens femininos. Ela mesma explica:

"Ao notar a importância que as personagens femininas têm na obra rodriguiana (protagonizando onze das dezessete peças que compõem a obra completa do autor) e o valor de Os sete gatinhos para o entendimento da dramática rodriguiana, escolhi como tema para esse trabalho investigativo "a representação da mulher no teatro de Nelson Rodrigues" e estabeleci como principal objetivo a busca das respostas para as seguintes perguntas: quais são as representações sociais das mulheres que Nelson Rodrigues registra/veicula em seu Os sete gatinhos? E as representações disseminadas na sociedade brasileira da década de 1950 e na mencionada obra coincidem ou não?".

QUEM É A AUTORA

Petra Ramalho Souto nasceu a 21/12/1976, em João Pessoa, PB, filha dos queridos Petrônio Souto (jornalista) e Sânia Ramalho Souto (administradora). Alfabetizou-se na Escolinha de Arte Livre, onde aprendeu a arrumar as letras, já de forma lúdica e criativa, com a mestra/amiga Neusy Diniz. Aos 16 anos — enquanto se aperfeiçoava na Escola de Dança do Espaço Cultural
"José Lins do Rego", orientada por Rosa Cagliani —, iniciou estudos secundários na Escola Técnica Federal da Paraíba, atual Centro de Federal de Tecnologia (CEFET). Por influência da formação técnica, ingressaria no curso de Física do Campus I da UFPB, de que fez um ano, antes de se passar com armas, bagagens e entusiasmo para o curso de seu coração, Letras/Língua e
Literatura Inglesa, graduando-se em 2000.

MÚSICA E POESIA

A Banda Vote! é formada por ex-integrantes do grupo Pau de dá em Doido. Tem um estilo musical, onde predomina a fusão de ritmos no estilo de grupos como Cabruêra e outros.

Tiago Lima é educador, instrumentista e compositor, formado no bacharelado em música pela UFPB. Tem se dedicado à composição de música instrumental de concerto com linguagens da música contemporânea. Entre suas composições estão desde canções para grupos populares, como músicas instrumentais para grupos de câmara e Orquestra sinfônica.

Saulo Feitosa é psicólogo e compositor popular com influências da música popular e pop, que tem produzido belas letras. Os dois, tocarão antigas canções, com a participação de Anderson Breno, flautista, estudante do Bacharelado em música.

Jefferson Aquino, o poeta homenageado da noite, é Mestre em Filosofia pela UFPB e professor de filosofia da UVA, em Sobral, CE. A obra dele é muito influenciada pela sua formação filosófica. Apresenta a mesmas tendências da poesia do também professor de Filosofia e poeta paraibano Vanildo Brito. Orienta um grupo de estudo sobre Dostoiévisky.

O projeto LiterArte Musical está levando ao palco do Bar Mr. Caipira, toda terça-feira, nomes ligados à literatura e à música, além de talentos de outros segmentos artísticos, como o teatro. Esse projeto é coordenado por Linaldo Guedes e produzido pelo Bar Mr. Caipira.

Artistas como Kennedy Costa, Pádua Belmont, Adeíldo Vieira, Patrícia Moreira, Bebé de Natércio, Febuk, Júnior Targino, Léo Almeida, Gracinha Telles, Lis Albuquerque, Alex Madureira, Escurinho, Jason Matogrosso, Cabruera e Banda Se! já se apresentaram no projeto, que homenageou, ainda, os poetas Antônio Mariano, André Ricardo Aguiar, Paulo Leminski, Amador Ribeiro Neto, Zé da Luz, Lau Siqueira, João Cabral de Melo Neto, Sérgio de Castro Pinto, Fernando Pessoa, Políbio Alves, Saulo Mendonça e Carlos Drummond de Andrade.

* * *
Pelas informações:
Evandro da Nóbrega [Druzz],
escritor, jornalista, editor técnico & literário
evandro.da.nobrega@gmail.com
http://druzz.blogspot.com

A. K. A.
Evandrus Anovrecensis,
"... ad radices castro Anofrice apud Galicia...")

* * *

No comments: